Rhenus Contentores

iContainers: consolidação de armadores deve abrandar mas crescer entre transitários

Marítimo Comentários fechados em iContainers: consolidação de armadores deve abrandar mas crescer entre transitários 506
Tempo de Leitura: 2 minutos

A mais recente análise da espanhola “iContainers” projecta um ano 2018 em que o fenómeno de consolidação entre transportadores marítimos de contentores deve abrandar. Porém, aponta para que processos de concentração de mercado possam surgir de forma mais clara entre o sector transitário.

A projecção da iContainers recorda os desafios da digitalização e salienta que este momento poderá ditar uma maior necessidade de concentração entre as empresas transitárias, de forma a que se possam posicionar de forma forte no mercado digital dos serviços de transporte marítimo.



Na mesma análise, a iContainers recorda os últimos anos de grande consolidação entre os operadores de transporte marítimo contentorizado, com aquisições, fusões e alianças, para além de compras e trocas de slots. A iContainers defende que esta evolução foi benéfica para as linhas mas nem tanto para os carregadores, os quais se deparam com cada vez menos opções no mercado, assim como uma menor flexibilização da oferta.

Sector transitário pode ser o próximo onde a consolidação ditará regras

A iContainers antecipa um ano de 2018 em que o processo de consolidação possa continuar, de forma mais ténue, entre armadores mais pequenos. Mas o fenómeno pode ganhar força também entre os transitários, que podem imitar esta tendência e participar até no processo de fusões e aquisições que se assiste entre os armadores.

Por outro lado, é também de esperar que transitários de dimensão média e grande possam avançar para aquisições de empresas mais avançadas tecnologicamente para entrar mais facilmente no mercado digital. A iContainers estima ainda que grande parte dos transitários maiores fiquem ainda na expectativa durante algum tempo, assistindo à forma como o mercado evolui.

 



Back to Top

© 2020 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com