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ID Logistics factura 658 milhões de euros no primeiro semestre

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A ID Logistics, um dos líderes franceses da logística contratual, anuncia os seus resultados para o 1° semestre do exercício de 2017.

«No final do ano de 2016, a ID Logistics ultrapassou uma etapa importante, tornando-se uma das primeiras empresas de logística na Europa, a actuar em mercados particularmente dinâmicos, como os do e-commerce e da distribuição selectiva. Este crescimento é particularmente visível no 1° semestre de 2017, em que registou um aumento de facturação próximo de 50%. Em 2017, a empresa tem como meta consolidar esse crescimento, com uma actividade sempre bem orientada e uma melhor rentabilidade esperada no segundo semestre, sendo que o número de inícios de actividades regista um ritmo próximo de anos anteriores, após a acentuada aceleração de 2016.» afirmou Eric Hémar, Presidente e Director Geral da ID Logistics.

Importante aumento na facturação

No 1° semestre do exercício de 2017, a facturação do grupo ID Logistics ficou em 658 M€, registando um acentuado aumento, de +42,8% e +12,6%, em dados comparáveis, justificando a empresa que tal se deveu ao efeito de ano pleno dos numerosos processos iniciados em 2016, ao passo que o ano de 2017 retoma um ritmo de arranque de unidades próximo ao dos anos anteriores.

Por outro lado, a ID Logistics também contou com a vantagem de um efeito preço/volume ligeiramente positivo e com um efeito de divisa favorável, nomeadamente o real brasileiro e o rand sul-africano. Com a aquisição da Logiters, integrada a partir de Setembro de 2016, as actividades internacionais do Grupo representaram 53% da facturação.

Abertura de unidades em 2016 com impacto em 2017

A rentabilidade do Grupo sofreu novamente o impacto dos altos custos das aberturas de unidades registadas em 2016 (um total de 31), principalmente no segundo semestre. Assim, o resultado operacional semestral corrente regista 9,8 M€, contra 14,5 M€ no S1 de 2016.

Em França, o resultado operacional corrente fica em 7,0 M€, contra 14,6 M€ no 1° semestre de 2016. Esta diminuição deve-se principalmente aos custos de início de actividade, mas também aos investimentos da empresa, em termos de inovação e de aumento de competências das equipas, nomeadamente no âmbito dos processos automatizados ou mecanizados.

No plano internacional, a recuperação do resultado operacional corrente, que regista 2,8 M€, contra uma perda de (0,1) M€ no 1° semestre de 2016, é justificada pelos planos de acção empreendidos em 2016 e à melhoria da situação dos países emergentes.

Forte capacidade de investimento comprovada

A ID Logistics reduziu os gastos de tesouraria, que ficou em 3,8 M€ no primeiro semestre de 2017, incluindo investimentos operacionais, comparativamente com os 14,5 M€ no primeiro semestre de 2016.

Assim, no final de Junho, a dívida financeira líquida do Grupo permaneceu praticamente estável, ficando em 57,1 M€, contra 51,1 M€ no final de 2016, e em 30,9 M€, no final de Junho de 2016, antes da aquisição da Logiters. Com uma dívida financeira líquida que representa cerca de uma vez o EBITDA dos últimos 12 meses, em 30 de Junho de 2017, a ID Logistics tira proveito de sua forte capacidade financeira de investimento.

Perspectivas

Como anunciado, a finalização da integração da Logiters e o aumento da produtividade das unidades abertas em 2016 deverão permitir que o Grupo aumente seu nível de rentabilidade a partir do inverno de 2017.

A actividade comercial permanece elevada, com numerosas oportunidades para que a ID Logistics reforce ainda mais sua liderança, confirmando assim a ambição do Grupo de se tornar a referência europeia em matéria de empresa de logística, em particular na área do e-commerce, ao serviço do conjunto das marcas de distribuição e dos grandes grupos industriais.

Para alcançar esse objectivo, a ID Logistics tem desenvolvido uma estratégia ambiciosa de inovação e prevê a continuação de seu crescimento a um ritmo superior ao de seu mercado.

Por fim, o Grupo afirma-se atento a oportunidades de crescimento externo, sobretudo na Europa, com vista a poder oferecer aos seus clientes ou potenciais clientes a mais ampla cobertura geográfica possível.

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