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IMO 2020: dois navios em não conformidade foram detectados na China pelo Port State Control

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Dois navios foram detidos, na China, queimando combustível não compatível com a medida IMO 2020, de acordo com a consultora ‘The Standard Club‘. Os dois navios foram inspeccionados pelos inspectores da Administração de Segurança Marítima da China, acabando por verificar que o combustível utilizado pelos dois navios excedia o limite global de 0,5% de enxofre, imposto pela nova regulamentação internacional da Sulphur Cap.

O primeiro navio foi apanhado durante uma inspecção do Port State Control em Qingdao, na China, que revelou que o óleo combustível em uso tinha um teor de enxofre de 0,6777%, segundo o ‘The Standard Club’. O segundo navio havia escalado no Porto de Xiamen, também na China, quando os inspectores da Administração de Segurança Marítima da China o citaram pelo facto de ter queimado combustível não conforme.

De acordo com a ‘The Standard Club’, o navio estava atracado há já seis dias, depois de ter adoptado um combustível compatível com a medida IMO 2020. No entanto, os dados da consultora observam que é provável que restos de combustível com alto teor de enxofre tenham permanecido no sistema do motor, resultando em leituras com emissões acima do limite permitido em Áreas de Controlo de Emissões (limite de 0,1% de enxofre).

O navio foi condenado a tomar medidas eficazes para purificar o sistema de combustível, não tendo ficado claro quais serão as sanções aplicadas pela China aos dois navios em questão. «De acordo com o plano de implementação chinês da IMO 2020, a Administração de Segurança Marítima tratará as infracções de acordo com a Lei do Controlo e Prevenção de Poluição Atmosférica da China. O artigo 106 desta lei estabelece que os navios podem ser multados em não menos de 1.445 mil dólares e não mais que 14.452 mil dólares», escreveu a ‘The Standard Club’ no seu relatório.

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