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IMO 2020 em vigor: armadores que apostaram em ‘scrubbers’ poderão ter «ganhos substanciais»

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A tão esperada Sulphur Cap (IMO 2020) já chegou: a medida entrou ontem em vigor e promete revolucionar o paradigma energético do Shipping. Segundo análise levada a cabo pela consultora Poten & Partners, as transportadoras marítimas que apostaram nos depuradores (ou scrubbers) podem entrar em 2020 a ganhar, tirando maior partido do contexto do que aquelas que terão de comprar combustíveis alternativos no mercado spot.

IMO 2020: negociar no mercado spot acarretará «preços premium»

«Do total da frota comercial, cerca de 1% é alimentado por Gás Natural Liquefeito (GNL), que já é um combustível compatível com as normas da IMO. Além disso, vários milhares de navios em todo o mundo têm depuradores instalados (e espera-se que as instalações continuem durante 2020)», comentou, na sua análise semanal, a consultora Poten & Partners. Recorde-se que, para cumprir com o limite máximo de 0,5% de enxofre no combustível marítimo, a maioria dos armadores apostará na utilização de óleos combustíveis com muito baixo teor de enxofre (sigla inglesa VLFSO).

Lembra a consultora que muitas empresas de grande dimensão fecharam contratos com fornecedores, precavendo-se de uma possível volatilidade dos preços e assim reduzindo a sua exposição à incerteza. Embora não se espere uma grande escassez de combustível compatível, antecipa a Poten & Partners, os que compram o combustível sem contrato podem pagar preços elevados. «A curto prazo, as disrupções são prováveis ​​e os sinais actuais de preços indicam que, se um armador precisar de comprar combustível compatível no mercado spot, terá de pagar preços premium».

MSI: aposta nos scrubbers pode dar «ganhos substanciais» em 2020

A queda dos preços do óleo combustível com alto teor de enxofre (HSFO) significa um aumento no spread do combustível, que deve beneficiar proprietários que apostaram milhões na instalação de scrubbers nos seus navios. «Que a IMO 2020 já está em andamento, isso é claro pelos recentes movimentos nos preços do bunkering (…) usando as últimas previsões da MSI nos níveis actuais de spread de preços, esperam-se ganhos substanciais neste ano para os que equiparam os seus navios com scrubbers», analisou a Adam Kent, director da Maritime Strategies Internacional (MSI).

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