Implementação da JUL: workshops já arrancaram nos Portos de Aveiro e da Figueira da Foz

Marítimo Comentários fechados em Implementação da JUL: workshops já arrancaram nos Portos de Aveiro e da Figueira da Foz 302
Tempo de Leitura: 2 minutos

A administração portuária liderada por Fátima Alves adiantou que se iniciaram, no passado dia 4 de Dezembro «os workshops para implementação da Janela Única Logística (JUL) com as comunidades portuárias dos Portos de Aveiro e da Figueira da Foz».

Sistema estará operacional no primeiro trimestre de 2020

Segundo uma nota emitida na passada Sexta-feira (dia 6 de Dezembro), à qual a Revista Cargo teve acesso, a entrada em funcionamento da JUL nos portos de Aveiro e da Figueira da Foz está prevista para o primeiro trimestre do próximo ano.

A JUL, recorde-se, trata-se da evolução da Janela Única Portuária (JUP), estendendo a influência do sistema ao hinterland, integrando cada vez mais metodologias de transporte. É um projecto nacional, com um investimento público de 5,1M milhões de euros, que traduz a total digitalização das cadeias logísticas utilizadoras dos portos nacionais, tendo em vista alargar a gestão dos fluxos de informação ao longo de toda a cadeia logística, integrando o transporte marítimo e os portos nacionais com os modos de transporte terrestres e a ligação aos portos secos, numa lógica de intermodalidade, bem como na ligação aos portos internacionais.

JUL: objectivos e finalidades

«A nossa Janela Única Logística (JUL) é a evolução da já existente JUP. Qual é a grande diferença? Enquanto a JUP estava muito focada no porto e no navio, daquilo que se passava dentro da comunidade portuária, a JUL é o próximo passo», explicou José Manuel Dias, Director de Sistemas, Planificação e Comunicação da APS, aquando do arranque do sistema no Porto de Sines, em Setembro passado.

«Hoje em dia, a competitividade dos portos tem muito a ver, não apenas com os seus movimentos de navios mas também com o que se passa no seu hinterland», aprofundou José Manuel Dias. «A competitividade dos portos está ligada à forma como agem e como conseguem ser ágeis no relacionamento com os clientes que estão no interior».

Author

Back to Top

© 2020 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com