
IMT disponibiliza relatório dos armadores nacionais baseado no conceito de inteligência artificial
Marítimo27 Abril, 2020Comentários fechados em IMT disponibiliza relatório dos armadores nacionais baseado no conceito de inteligência artificial628O Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT) passou a disponibilizar um relatório estatístico, baseado no conceito de inteligência artificial, referente aos armadores nacionais e respectivos navios, próprios e afretados. O relatório permite, também, conhecer a posição diária dos navios.
IMT usa inteligência artificial para ‘retratar’ armadores nacionais
A ferramenta permite um olhar analítico e panorâmico do Shipping português, tornando bastante mais acessível o conhecimento dos armadores nacionais do comércio marítimo. Ora, segundo a informação disponibilizada pelo IMT, existem 15 armadores que possuem um total de 53 navios.
A lista de armadores nacionais é composta pela Atlânticoline, ENM Ferries, Ership, GS Lines, Mutualista Açoreana, Navegar, Porto Santo Line, PSL Navegação, Recheio, Sacor Marítima, Seacarrier, Sofrena, Tejo Shipping Line, Transinsular e Vieira & Silveira. Trinta e oito dos navios navegam com bandeira portuguesa, quatro sob a bandeira da Antígua e Barbuda, três com a de Malta, dois com a bandeira do Chipre e outros dois com a de Itália.
Os restantes quatro navios distribuem-se pelas bandeiras da Grécia, Cabo Verde, Ilhas Marshall e Turquia. O armador que conta com o maior número de navios é a Navegar, com 17 unidades – todos de transporte de produtos químicos e todos a operar sob a bandeira portuguesa (quase metade da totalidade de navios a operar com pavilhão português). Em segundo lugar surge a GS Lines, que integra o Grupo Sousa.
Este armador possui uma dezena de navios: metade são navios porta-contentores, quatro são de carga geral, restando um petroleiro. Seis dos navios navega com a bandeira portuguesa (dois porta-contentores e quatro de carga geral); os restantes quatro detêm bandeiras da Turquia, Chipre, Antígua e Barbuda e Ilhas Marshall. Na terceira colocação – em termos de número de navios – está a Sacor Marítima, com seis unidades.
Este armador possui seis navios: três petroleiros e três químicos, todos a operar sob bandeiras estrangeiras (Itália, Chipre, Grécia e Malta). Um dos navios petroleiros, apelidado de ‘Lisboa’, é um dos mais jovens navios de toda a frota nacional, com apenas 3 anos. A sua ‘juventude’ é apenas ultrapassada por dois navios de passageiros, o que faz do ‘Lisboa’ o navio mais jovem entre as unidades destinadas a mercadorias.