APSS Sesimbra ponte-cais

Inaugurada nova Ponte-Cais no Porto de Sesimbra

MarítimoComentários fechados em Inaugurada nova Ponte-Cais no Porto de Sesimbra875
Tempo de Leitura: 2 minutos

O Porto de Sesimbra inaugurou, no passado dia 29 de Abril, uma nova Ponte-Cais, em cerimónia presidida pelo Secretário de Estado Adjunto e das Comunicações, Hugo Santos Mendes, e que contou com a presença da Secretária de Estado das Pescas, Teresa Coelho.

APSS Sesimbra ponte-caisEsta infra-estrutura, a Ponte-Cais 4, é a concretização do Plano de Ordenamento do Porto de Sesimbra iniciado em 2007 – «traduz-se no aumento da capacidade de atracação de barcos de pesca e em boas condições de segurança, permitindo ainda harmonizar em toda a área envolvente as embarcações afectas às actividades da pesca e da náutica de recreio», explicou, em comunicado, a administração portuária APSS.

Na sessão, o Vogal do Conselho de Administração da APSS, SA, José Castel-Branco, deu as boas-vindas aos participantes, realçando a presença dos Governantes na cerimónia de inauguração duma infra-estrutura tão importante para o Porto de Sesimbra, para a comunidade sesimbrense e para o país, já que é um dos principais portos de pesca nacional. Já Carlos Correia, Administrador, reforçou o carácter inovador da construção, através de betonagem in situ, com cofragem especialmente concebida para o efeito. As vantagens desta solução construtiva passam pelo menor impacto com o meio envolvente, maior segurança nos trabalhos, menor impacto ambiental, maior rapidez na execução da obra e maior rigidez da estrutura.

A Secretária de Estado das Pescas, Teresa Coelho reforçou a aposta governativa na melhoria das condições de segurança e de funcionamento das infra-estruturas portuárias de pesca, remarcando a importância do Porto de Sesimbra, o primeiro porto nacional em volume de pescado e o segundo em valor de pescado, representando um elevado contributo para a economia de Sesimbra e para o país. Recorde-se que a Ponte Cais 4 constitui um factor de desenvolvimento importante para o porto, uma visão que levou a Ex-Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, o Ex-Secretário de Estado das Pescas, José Apolinário, e a Ex-Presidente do CA da APSS, SA, Lídia Sequeira, a apoiarem a execução desta obra.

A Ponte Cais 4 foi um projecto a cargo da empresa Etermar e representou um investimento de 3.250.000€, co-financiado em 2.347.500€ pela UE no âmbito do Programa Operacional Mar 2020. Abrange uma área de implantação de 900m2, com duas frentes acostáveis de 182m de comprimento, permitindo a acostagem de 12 embarcações, e está equipada com escadas, argolões, cabeços de amarração, defensas, tomadas de água e iluminação.

Back to Top

© 2020 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
ptPortuguês
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com