
Incidente no Suez poderá acentuar problemática da escassez de contentores vazios
Marítimo 9 Abril, 2021 Comentários fechados em Incidente no Suez poderá acentuar problemática da escassez de contentores vazios 448De acordo com matéria reportada pela ‘Loadstar’, o incidente ocorrido no Canal do Suez poderá acentuar a escassez global de contentores vazios.
Em declarações prestadas à publicação, Rob Foster, director de Desenvolvimento de Negócios para o Centro e Norte da China da Norman Global Logistics, explicou que o congestionamento marítimo no canal egípcio «não ajudou nada» no que diz respeito ao espaço disponível nos comboios de mercadorias (principalmente no eixo China-Europa) e aos índices de congestionamento no tráfego internacional.
A escassez de contentores prossegue, graças ao congestionamento do Porto de Los Angeles (nos EUA), observou Rob Foster, e, com o incidente no Canal do Suez (ocorrido na última semana de Março), os efeitos colaterais deverão durar várias semanas. O responsável da Norman Global Logistics explicou que existe uma grande carência de contentores vazios a regressar ao território chinês, para reposição de stocks.
Incidente no Suez terá efeitos em cascata durante meses
Recorde-se que o incidente no Canal do Suez provocou o engarrafamento de perto de 400 navios – durante uma semana o porta-contentores ‘Ever Given’, do armador Evergreen, ficou encalhado na passagem marítima, sendo o problema resolvido através de dragagens, escavações e a acção de vários rebocadores. O vento poderá ter estado na origem do incidente, que, dizem os especialistas, deverá causar efeitos negativos «em cascata».
A MSC, através da vice-presidente sénior Caroline Becquart, detalhou que o incidente «vai resultar numa das maiores interrupções no comércio global dos últimos anos», mesmo após a sua resolução. «Infelizmente, mesmo quando o canal reabrir perante o enorme acumular de navios em espera, será inevitável um aumento das escalas em certos portos e podemos enfrentar novos problemas de congestionamento», vincou.