Indra 4.0

Indra apresenta propostas para auxiliar empresas a entrar no modelo ‘Indústria 4.0’

Empresas Comentários fechados em Indra apresenta propostas para auxiliar empresas a entrar no modelo ‘Indústria 4.0’ 676
Tempo de Leitura: 5 minutos

A Indra, uma das principais empresas globais de consultoria e tecnologia, é actualmente um parceiro de referência para que fabricantes e empresas possam evoluir para o modelo de Indústria 4.0.

Nos últimos anos, a Indústria manifestou mudanças globais com impacto na competitividade das empresas. Uma maior exigência de produtos mais personalizados, por parte dos clientes, a evolução da demanda para os países emergentes, os avanços no plano tecnológico ou a introdução dos produtos conectados implicam um desafio estrutural para as organizações, com implicações operativas, tecnológicas e culturais que afectam toda a cadeia de valor.

As novas tecnologias digitais permitem transformar este momento de mudança numa oportunidade para adoptar posições diferenciadas e alcançar maiores níveis de rentabilidade, não obstante, existem empresas líderes em diferentes âmbitos que estão a implementar soluções digitais para gerar vantagens sobre a sua concorrência e melhorar áreas chave da sua cadeia de valor.

Dentro desta nova realidade, que rompe com o panorama actual, é necessário dispor de uma estratégia clara da empresa que permita aproveitar as possibilidades da Quarta Revolução Industrial, de modo que o arranque de soluções digitais e tecnológicas possa gerar impactos reais e visíveis no negócio a curto prazo.

A proposta da Indra dá resposta a estas necessidades, identificando as iniciativas e tecnologias digitais que vão acelerar a consecução da visão estratégica e permitirão maximizar os impactos. Uma proposta diferenciada que assenta em tecnologia flexível, eficiente, robusta e cibersegura para arrancar com soluções adaptadas a cada problema, cliente e indústria e alcançar os mais importantes standards de excelência e rentabilidade.

Experiência comprovada

A Indra colaborou com importantes instituições a nível mundial e com o Ministério de Industria, Energia e Turismo de Espanha, na definição do programa ‘Indústria Conectada 4.0’, que pretende impulsar a transformação digital da indústria espanhola através da actuação conjunta e coordenada do sector público e privado. A empresa tem participado em várias iniciativas sectoriais público-privadas para ajudar o sector industrial a aproveitar as oportunidades que oferece a transformação digital.

Para além do papel de destaque que a Indra conseguiu na definição da estratégia para abordar com êxito a Quarta Revolução Industrial, a empresa também criou uma oferta única e diferenciada que lhe permite desenvolver e implementar soluções tecnológicas adaptadas a cada cliente e em âmbitos estratégicos das suas empresas.

Para tal, foi fundamental a sua experiência no desenvolvimento de soluções tecnológicas integrais para todos os sectores de actividade, com importantes referências em empresas líderes em áreas como a automoção, a energia, o transporte e a logística, o retalho, os bens de consumo, as infraestruturas, a indústria aérea ou a gestão turística, entre outros.

Tendo por base a sua experiência, a empresa preparou uma proposta de valor para a Indústria que abrange quatro aspectos fundamentais: um enfoque completo e flexível sobre as necessidades de cada cliente; um equilíbrio entre uma visão estratégica e a disponibilização de soluções tecnológicas inovadoras; a sua capacidade comprovada na área de tecnologias de ponta; e um modelo ágil focado na transmissão de valor no negócio a curto prazo.

Os resultados já se podem contrastar em projectos realizados, com benefícios tangíveis, tanto em termos de traçabilidade, como eficiência, qualidade ou flexibilidade nos processos industriais. A proposta da Indra permite que os seus clientes alcancem melhorias relevantes e sustentáveis em âmbitos como a redução dos custos de produção, fiabilidade e custos de manutenção, as paragens não programadas ou a produtividade.

A irrupção das tecnologias digitais e os clientes cada vez mais exigentes, estão a transformar o sector industrial. «A digitalização oferece oportunidades em todas as etapas da cadeia de valor da Indústria, desde o desenho do produto até aos processos de fabrico e a gestão da cadeia de fornecimento ou a sua comercialização», explica Jaime Ynzenga, responsável da área de Indústria 4.0. da Indra, «É por isso que é tão importante o posicionamento destacado, tendo em conta que partimos de uma visão de negócio para desenvolver capacidades e activos diferenciados que permitem transformar com êxito o negócio e maximizar os impactos no cliente, assegurando a robustez das soluções e a sua operactividade na implementação massiva».

Concepção global

Actualmente, poucas empresas dispõem de uma oferta global que dê resposta às necessidades da empresa para a sua evolução para um modelo de Indústria 4.0 (desde a visão estratégica e de negócio até às denominadas Operational – OT Technologies e as Information Technologies- IT). Nesta linha, por exemplo, destacam-se ferramentas como a FEEP IoT Sofia2, a solução Internet of Things com capacidades Big Data e Cloud da Minsait, a unidade de negócio da Indra que dá resposta aos desafios que a transformação digital apresenta, e que actua como middleware e repositório, permitindo a interoperabilidade em tempo real entre sistemas, redes, dispositivos e sensores. A sua capacidade de processar em tempo real milhares de eventos e dados por segundo permite uma rentabilidade única em termos de negócio.

Author

Back to Top

© 2020 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com