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Indra lidera projecto que implementará Mobilidade Inteligente e Sustentável em Espanha

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A empresa tecnológica Indra lidera o projecto espanhol de I+D+i Movilidad 2030, que pretende tornar realidade a nova mobilidade inteligente, automatizada e sustentável, superando as actuais limitações tecnológicas para a implementação massiva do veículo eléctrico, conectado e autónomo nas estradas e facilitando a sua integração no novo paradigma da mobilidade como serviço.

Projecto liderado pela Indra ambiciona uma «mobilidade sustentável futura»

Indra ambienteEste projecto, explicou a empresa à Revista Cargo, vai permitir avançar na construção de uma «mobilidade sustentável futura, mais segura e respeitosa dos cidadãos e do meio-ambiente, mediante o desenvolvimento de novos sistemas embutidos nos veículos, tecnologias na infra-estrutura e sistemas de regulação, análises, operação e controlo de tráfego, com uma visão integradora».

O projecto contribuirá para os objectivos apresentados para uma mobilidade sustentável em 2030 tanto a nível nacional como internacional, como os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Entre os indicadores quantitativos que vão medir o êxito do projecto, estão estabelecidas metas concretas de como reduzir em 15% o tempo de viagem e melhorar em 8% a eficiência dos veículos e o rendimento de outros seis parâmetros ligados à mobilidade, graças à tecnologia de ponta desenvolvida em cada um dos seis cenários de validação e avaliação previstos.

Além disso, graças ao uso de tecnologias digitais e avançadas como IoT, os sistemas cooperativos de transporte (C-ITS), Inteligência Artificial, Deep Learning ou Big Data, vão poder desenvolver soluções inovadoras que permitam detectar comportamentos anómalos num veículo autónomo, facilitar o seu estacionamento automático, prever as condições do trânsito, permitir novos métodos de pagamento em portagens com tecnologia inteligente ou melhorar a gestão da autonomia, a recarga sem fios e a planificação inteligente de frotas e trajectos do veículo eléctrico, entre outras.

Movilidad 2030, um projecto estratégico alinhado com os ODS da ONU

O projecto tem um orçamento de 9 milhões de euros e uma duração de 3 anos. É financiado pelo programa Missões de Ciência e Inovação do CDTI (Centro de Desenvolvimento Tecnológico Industrial). Este projecto conseguiu a melhor pontuação em projectos de mobilidade e foi o terceiro melhor projecto global das mais de 100 propostas apresentadas. A Indra vai coordenar o trabalho de sete empresas que formam o consórcio do projecto: Sacyr, Iberdrola, Ficosa, Wall Box Chargers e a Disid Corporation, líderes dos seus respectivos sectores, assim como uma dezena de centros de investigação e universidades de toda a Espanha que participem no projecto.

Indra com plataforma líder em Smart Mobility

A Indra implementará também a sua plataforma In-Mova Space para a integração e exploração de todos os dados de transporte gerados no projecto. «O In-Mova Space impulsiona uma mobilidade mais sustentável e colaborativa e facilita o desenvolvimento de novos modelos de negócio no campo da smart mobility», detalhou a companhia. Entre as linhas de investigação em que participará a Indra, encontra-se a tecnologia de Sistemas e Serviços Inteligentes de Transporte (ITS) que permitirá a convivência segura dos veículos conectados e não conectados, assim como os sistemas cooperativos de transporte, que facilitam a comunicação com o veículo conectado e autónomo.

Mobility as a Service e portagens inteligentes para reduzir emissões de CO2

As tecnologias desenvolvidas no Mobility 2030 vão permitir o desenvolvimento de sistemas avançados de caracterização de tráfego e de portagens para veículos conectados e convencionais, que consideram diferentes características da mobilidade e permitam um modelo de tarifação que privilegia o uso de veículos menos poluentes. Através da utilização de tecnologias avançadas como câmaras 3D, para a detecção exacta da geometria do veículo; a conectividade do veículo com a infra-estrutura, para obtenção do número de ocupantes, as emissões e distância percorrida.

«O projecto contribuirá para avançar na implementação de um modelo de tarifas orientado para o veículo e para o próprio passageiro. O objectivo é conseguir integrar este custo na mobilidade dos passageiros na cidade, de forma que os veículos conectados e autónomos sejam considerados mais um elemento do paradigma da Mobilidade como Serviço (MaaS) do futuro», explicou a Indra.

Projecto AUTOCITS em Portugal

Recorde-se que a Indra liderou um projecto AUTOCITS, do qual fez parte Portugal, e que visa contribuir para a circulação dos veículos autónomos na Europa, fomentando uma convivência segura com os restantes veículos. Em 2019 foram apresentados em Lisboa os primeiros resultados dos testes de veículos autónomos em Portugal. Estes testes permitiram o transporte de passageiros num troço de 800 m, que ligaram o Terminal de Cruzeiros de Lisboa às estações de comboio e metro de Santa Apolónia.

Foi também realizado um projecto-piloto durante 4 dias nos dois sentidos da CREL – entre os nós da Pontinha (km 10) e de Odivelas (km 17) – onde os serviços C-ITS testados contribuíram para ampliar a visão do veículo autónomo através de alertas sobre congestionamentos de trânsito, notificações sobre veículos lentos ou estacionados e avisos sobre condições climatéricas adversas.

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