Indra ferrovia

Indra supervisiona construção do maior projecto de infra-estruturas ferroviárias da Europa

Empresas, Terrestre Comentários fechados em Indra supervisiona construção do maior projecto de infra-estruturas ferroviárias da Europa 251
Tempo de Leitura: 4 minutos

A Indra, através da Prointec, a sua filial de engenharia civil, reforçou a sua participação no maior projecto de infra-estruturas ferroviárias que existe actualmente na Europa, a Rail Báltica, após fechar um novo contrato para supervisionar a construção da estação do Aeroporto Internacional de Riga, que se irá converter no primeiro ponto para ligações ferroviárias e aéreas de alta velocidade nos países bálticos.

Prointec Indra ferroviaO consórcio formado pela Prointec e pela empresa letã Forma 2 assinou o contrato, avaliado em mais de 5,85 milhões de euros, após vencer um concurso internacional aberto no qual participaram outros três importantes consórcios europeus.

O projecto tem uma duração de 10 anos, uma vez que inclui o trabalho de supervisão durante a fase de construção e cinco anos de serviços durante a fase de garantia. As operações abrangem o edifício da estação, as vias de acesso, a nova linha ferroviária e a passagem superior a 10 metros de altura que vai ligar o terminal às instalações aeroportuárias, a primeira passagem intermodal deste tipo na Letónia. A estação de Rail Baltica no Aeroporto Internacional de Riga será um multi-funcional complexo de serviço de passageiros, que estará ligado à infra-estrutura aeroportuária, oferecendo novas oportunidades de mobilidade e comodidades aos passageiros, que poderão chegar ao centro de Riga em apenas 10 minutos.

Será o primeiro centro de ligação ferroviária e aérea de alta velocidade nos países bálticos. Trata-se de um projecto complexo, pelo que a Prointec tem o papel essencial de monitorizar a qualidade das obras de construção de acordo com todos os requisitos de segurança, operacionais, de acessibilidade e ambientais. A ampla experiência da filial de engenharia civil da Indra, tanto no âmbito ferroviário como aeroportuário, assume importância na supervisão da construção daquela que será a principal ligação intermodal ferroviária e aeroportuária dos países bálticos.

Com este novo contrato, a filial da Indra reforça a sua presença no maior projecto de infra-estruturas ferroviárias na Europa, no qual também participa na conceção e supervisão do projecto de construção do troço entre a cidade de Pärnu (Estónia) e a fronteira com a Letónia, com um investimento de 10,8 milhões de euros em consórcio com a empresa alemã OBERMEYER Planen + Beraten GmbH.

Ligação directa e sustentável com a Europa

A nova rede Rail Baltica, uma linha de alta velocidade de bitola standard de 870 quilómetros, irá proporcionar uma ligação rápida, segura e sustentável entre as capitais da Estónia, Letónia e Lituânia e uma ligação directa com o resto da Europa, sem necessidade de quaisquer adaptações.

O maior projecto de infra-estrutura na região do Báltico nos últimos 100 anos facilitará o transporte de pessoas e mercadorias para o resto do continente com a máxima segurança, conforto e sustentabilidade ambiental, com o subsequente impacto no desenvolvimento económico da região. Está previsto que no futuro a linha férrea seja estendida até à Finlândia, através de um túnel pelo mar Báltico que une Tallin e Helsínquia.

Indra reforça liderança ao longo de toda a cadeia de valor

Graças a este novo contrato da Prointec na Europa, a Indra reforça a sua posição como uma das empresas líderes no sector ferroviário a nível mundial, com soluções e projectos end-to-end em países como os EUA, Austrália, Países Baixos, Lituânia, México, Colômbia, China, Índia ou Malásia.

Através da Prointec, a Indra contribui para a digitalização da construção e dos seus métodos de construção, bem como para o desenvolvimento de novas soluções tecnológicas tendo em vista a optimização de custos de conservação e manutenção de infra-estruturas. Os serviços que a Prointec oferece fazem parte da Mova Consulting, uma gama de soluções da Indra Mova Solutions, a oferta da Indra para transportes, que cobre todo o ciclo de vida dos projectos dos seus clientes e combina as novas capacidades digitais, de integração, especialização e inovação, com a fiabilidade, o know-how do negócio, a tecnologia própria para o transporte da Indra e a experiência única da sua equipa de profissionais.

Author

Back to Top

© 2020 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com