Estradas Espanha

Indra torna sistema de gestão de autocarros mais ambientalmente mais sustentável e seguro

Empresas, Terrestre Comentários fechados em Indra torna sistema de gestão de autocarros mais ambientalmente mais sustentável e seguro 279
Tempo de Leitura: 4 minutos

A Indra integrou no seu Sistema de Apoio à Exploração (SAE) de frotas de autocarros um novo modelo de condução que permite poupanças de combustível e de emissões de mais de 9% e melhorias nos indicadores de bem-estar e segurança em mais de 10%, chegando a superar, em ambos os casos, os 15%. A empresa, uma das maiores referências globais de tecnologia e consultadoria, vinca que este modelo é «eficiente e seguro».

Indra lança modelo de condução que fomenta a segurança e a sustentabilidade

Em comunicado, a Indra detalha que integrou, no sistema SAE, que faz parte da família de soluções Mova Traffic, a tecnologia BLED, baseada em IoT e Big Data, que automatiza a recolha de dados e analisa parâmetros da condução (velocidade, inércia, aceleração ou travagem brusca, e parâmetros ambientais, de consumo e de eficiência energética). O equipamento de bordo, da Indra, para autocarros, o Nauta, integra estes dados e envia-os para o centro de controlo, fornecendo ao operador informação do sistema de condução em tempo real, com toda a informação de gestão do serviço de transporte, gerando alertas quando determinados limiares são excedidos ou em caso de colisão, e facilitando a tomada de decisões.

Os condutores dispõem de uma aplicação móvel gamificada, que para além de informação e alertas, dá recomendações personalizadas baseadas em machine learning para melhorar o rendimento, e incentiva as boas práticas de condução eficiente, com a publicação de rankings semanais. A Indra já implementou esta tecnologia em projectos de referência em Alicante e na Comunidade de Madrid, mais especificamente nos autocarros urbanos na cidade de Collado Villalba, autocarros inter-urbanos de Madrid, e em autocarros urbanos em Alicante. Em ambos os casos, garante a empresa, já estão a ser conseguidas melhorias significativas em termos de consumo, emissões e indicadores de conforto e segurança.

No primeiro ano, foi evitada a emissão de cerca de 424,75 toneladas de CO2

«Graças à nova funcionalidade, foram detectadas poupanças no consumo de gasóleo, uma redução dos acidentes e um maior conforto dos passageiros. No primeiro ano, foi evitada a emissão de cerca de 424,75 toneladas de CO2 e os incidentes foram reduzidos como consequência da antecipação das ocorrências em estrada e da detecção preventiva de avarias quando um veículo excede significativamente a média de qualquer um dos parâmetros medidos pelo sistema. Verificou-se também uma redução do número de reclamações dos passageiros sobre travagens nas autoestradas e segurança rodoviária», disse Francisco Larrea, gestor da empresa que opera os autocarros do Consórcio Regional de Transportes de Madrid.

Esta poupança de mais de 400 toneladas de CO2 seria equivalente a mais de 15 milhões de quilómetros percorridos por ano por estes veículos, tendo em conta que um autocarro emite 28,4 gramas de CO2 por passageiro e quilómetro percorrido.

Quinze mil autocarros em todo o mundo

A tecnologia inteligente da Indra gere mais de quinze mil autocarros para mais de 100 operadores em todo o mundo, com projectos em cidades como Madrid, Barcelona (Espanha), Cidade do México (México), Medellín (Colômbia), Curitiba (Brasil), Savannah (EUA), Breslávia (Polónia), Plovdiv (Bulgária) ou Kuala Lumpur (Malásia), entre muitas outras. A implementação de uma solução de condução eficiente e segura nas grandes cidades implicaria uma «grande redução das emissões poluentes e de consumo dos veículos de transporte colectivo», vinca a empresa.

Por exemplo, se fosse alargada a todos os autocarros urbanos e interurbanos que servem a cidade de Madrid, conseguir-se-ia reduzir as emissões de mais de 35.000 toneladas de CO2 por ano (equivalentes a mais de 1.200 milhões de quilómetros de autocarro), mais de 70 toneladas de monóxido de carbono e mais de 100 toneladas de óxidos de azoto, explica a Indra. Mais de 100 cidades em todo o mundo, incluindo Londres (Reino Unido), Sidney (Austrália), Dublin (Irlanda), Kuwait (Kuwait) ou Manila (Filipinas), confiaram nas soluções da Indra para melhorar a sua mobilidade urbana.

Author

Back to Top

© 2020 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com