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Indra totaliza contratos de mais de 50 milhões para dinamizar rede férrea espanhola

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A Indra foi adjudicatária de vários contratos com a Adif por mais de 50 milhões de euros, para a implementação de equipamento na via para auxiliar a condução, sistemas de gestão de tráfego e serviços de passageiros, o que permitirá a implementação de melhorias no desempenho do sistema ASFA na rede ferroviária espanhola e o serviço prestado aos passageiros pelo administrador espanhol de Infra-estruturas Ferroviárias (Adif).

A empresa foi adjudicada, numa parceria com a Instalaciones y Técnicas Eléctricas Asturianas – INTEL, de um contrato no valor de 50,3 milhões para a instalação do equipamento necessário para a emissão das novas frequências do sistema ASFA Digital de assistência à condução de comboios para substituir o existente, o que representa uma evolução tecnológica que proporciona um aumento do desempenho em relação ao actual sistema ASFA analógico na via. Recorde-se que a Indra já forneceu à Adif, em contratos anteriores, balizas digitais ASFA, em vias genéricas e fixas.

indra edificioEm Novembro de 2019, foi adjudicado à Indra o sistema ASFA Digital a bordo dos 310 veículos ferroviários da Adif por 7,57 milhões de euros. A Indra irá implementar a solução ASFA Digital em conformidade com a Especificação Técnica elaborada pela Adif, que faz parte da sua linha de soluções Mova Protect e representa a evolução e melhoria do sistema de assistência à condução.

A tecnologia da Indra é comprovada pelo certificado IRIS da empresa, que certifica a máxima qualidade e segurança dos seus produtos ferroviários. O sistema digital espanhol ASFA (Announcement of Signals and Automatic Braking) está presente na maioria das linhas ferroviárias convencionais, bem como nas linhas de alta velocidade, como um sistema de backup que pode controlar velocidades até 200 Km/h.

A tecnologia de gestão do tráfego ferroviário mais avançada do mundo

A Adif também adjudicou à Indra o contrato para expandir o sistema de gestão ferroviária DaVinci e o controlo remoto dos sistemas auxiliares de detecção no Centro de Regulação e Controlo (CRC) da estação de Atocha para incluir o troço Pedralba-Ourense, parte do corredor ferroviário de alta velocidade Norte-Noroeste. O contrato foi adjudicado pelo valor de 821.114,34 euros. A empresa irá equipar a linha de alta velocidade entre Pedralba e Ourense com este sistema, desenvolvido pela Indra em cooperação com a Adif, que gere mais de 3.000 km da linha ferroviária da alta velocidade espanhola e se tornou uma das plataformas de gestão ferroviária mais avançadas do mundo.

ferrovia IP ligaçãoO contrato inclui a adaptação, configuração, instalação e colocação em serviço de todos os elementos de hardware, software e comunicações, bem como o fornecimento e instalação de novos equipamentos para o funcionamento dos sistemas DaVinci e TSAD (Auxiliary Detection Systems Remote Control) do ambiente de operação em tempo real para a exploração e regulação do tráfego ferroviário e controlo dos detectores do troço Pedralba-Ourense do CRC de Atocha. O sistema DaVinci integra o controlo de tráfego centralizado, as comunicações fixas, Comboio-Terra e GSM-R, sinalização, sistemas de segurança, sistemas de planeamento e regulação e controlo remoto de energia.

De um ponto de vista funcional, o sistema contempla a integração de todos os sistemas de controlo remoto (inter-bloqueio, energia, ERTMS, detectores), planeamento da operação, um sistema de monitorização das circulações em tempo real, previsões do estado do tráfego futuro, encaminhamento automático dos comboios, um sistema de informação geográfica, envio de instruções aos maquinistas dos comboios, assistência à regulação do tráfego, estatísticas, facturação de taxas e simulação e reconstrução de eventos passados. Permite também a divulgação de informação e o controlo remoto de todos os sistemas através da Internet.

A tecnologia de gestão de tráfego ferroviário da Indra faz parte da Mova Traffic, a família de soluções da Indra para a gestão de infraestruturas e operação de transporte e de tráfego, o que permite uma gestão integral da mobilidade multimodal, reforçada pela incorporação de tecnologias como big data, a inteligência artificial ou IoT (Internet das Coisas).

Indra aposta forte na qualidade do serviço ao cliente

Além de colocar a sua tecnologia ao serviço da gestão do tráfego ferroviário, a Indra também contribuirá para melhorar o serviço de telecomunicações oferecido nas estações. A empresa será responsável pela instalação de uma nova rede de telecomunicações fixa e Wi-Fi nas estações de Madrid Puerta de Atocha, Madrid Chamartín, Pontevedra, Salamanca e Bilbao Abando Indalecio Prieto estações por 3,3milhões euros. O contrato inclui o projecto de construção, execução dos trabalhos e manutenção destas redes.

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