IP linha do norte Infra-estrutura ferroviária

Infra-estrutura ferroviária: consulta da AMT reporta «insatisfação generalizada»

Terrestre Comentários fechados em Infra-estrutura ferroviária: consulta da AMT reporta «insatisfação generalizada» 258
Tempo de Leitura: 1 minutos

A Autoridade da Mobilidade e dos Transportes (AMT) executou uma recolha de informação junto dos representantes dos utilizadores de serviços ferroviários de passageiros, dos utilizadores dos serviços de transporte ferroviário de mercadorias e dos utilizadores da infra-estrutura ferroviária e das instalações de serviço ferroviário, que decorreu no último trimestre de 2019. No capítulo da Infra-estrutura, é latente uma «insatisfação generalizada, quer com a infra-estrutura ferroviária, quer com as instalações de serviço, que consideraram ter piorado nos últimos 2 anos».

Como pontos positivos foram destacadas as funções operacionais do gestor da infra-estrutura, designadamente, a gestão da capacidade, o controlo da circulação, a gestão da segurança ferroviária, de fornecimento de energia eléctrica de tracção, a sinalização e telecomunicações e a interacção e comunicação com o gestor da infra-estrutura, assinalou a AMT. No documento, foram identificadas como medidas prioritárias, entre outras, a redução no número de limitações de velocidade, diminuição das restrições de horários, e a conclusão da electrificação da rede.

Quanto ao transporte ferroviário de passageiros as medidas prioritárias passam pela electrificação e sinalização e aumento da segurança ao longo da via; quanto a instalações de serviço, em terminais de mercadorias e nas ligações ferroviárias aos portos foram classificadas como satisfatórias. De salientar que a AMT publica, periodicamente, relatórios que abordam a caracterização geral da rede ferroviária, o investimento realizado e planeado, os principais indicadores económico-financeiros, a qualidade de serviço, a segurança da operação ferroviária, análise de reclamações, entre outros.

Author

Back to Top

© 2020 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com