ordem dos engenheiros ferrovia linha

Infra-estruturas de Portugal lança concurso para obra na linha ferroviária de Leixões

Terrestre Comentários fechados em Infra-estruturas de Portugal lança concurso para obra na linha ferroviária de Leixões 576
Tempo de Leitura: 2 minutos

A Infra-estruturas de Portugal (IP) lançou um concurso público para as obras de estabilização de taludes na linha ferroviária de Leixões e o sistema de concordância de Gemil. De acordo com a IP, o investimento previsto para este projecto é de 3,2 milhões de euros, que tem como foco o «reforço das condições de segurança e circulação ferroviária».

«A Infra-estruturas de Portugal informa que foi publicado em Diário da República o concurso público para a contratação de empreitada de estabilização de taludes localizados na linha de Leixões, entre os km 4,360 e 20,430, e na concordância de São Gemil, entre os km 3 e 3,680, nos concelhos de Gondomar, Maia e Matosinhos», adiantou, no passado dia 23 de Agosto, a empresa pública, através de um comunicado.

Segundo refere o documento, «a empreitada tem como objectivo a estabilização geotécnica e estrutural de um total de 11 taludes de escavação de maciço rochoso granítico (9 na linha de Leixões e 2 na concordância de São Gemil), onde foram identificados sinais de potencial instabilidade que poderiam vir a comprometer as condições de circulação ferroviária, por via de deslizamentos e queda de blocos, nestas duas importantes ligações estratégicas para o tráfego ferroviário de mercadorias».

O prazo previsto para a execução das obras é de 18 meses. A linha de Leixões conecta a linha do Minho, na estação de Contumil, ao Porto de Leixões. Por seu turno, a concordância de São Gemil tem início na Estação de Ermesinde, onde entroncam as linhas do Minho e Douro e o termina na estação de São Gemil (linha de Leixões), possibilitando a ligação directa entre o porto nortenho e as linhas do Minho e Douro.

Author

Back to Top

© 2019 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com