ferrovia Indústria ferroviária

Inscrições até 8 de Outubro: Fernave lança curso de formação de maquinistas

Terrestre Comentários fechados em Inscrições até 8 de Outubro: Fernave lança curso de formação de maquinistas 2019
Tempo de Leitura: 2 minutos

A Fernave anunciou a realização de «mais um Curso de Formação Inicial de Maquinistas (homologado pelo IMT), a iniciar a 12 de Novembro, em Lisboa e em horário laboral», que verá a luz do dia graças ao «interesse demonstrado por alguns operadores ferroviários em maquinistas qualificados formados para o mercado». Esta será a quinta edição do curso, que arrancou em 2013, com sucesso comprovado: foram formados «46 novos maquinistas».



Em caso de aprovação final, adiantou a Fernave através de um comunicado ao qual a Revista Cargo teve acesso, «os formandos obtêm a certificação para conduzir num tipo de material circulante e num determinado itinerário da rede ferroviária nacional, tornando-se profissionais, caso fiquem aprovados no exame final no IMT, com a Carta de Condução que os habilita ao exercício da profissão de Maquinistas».

Fernave: «Curso único em Portugal» que sustenta a «aposta» no sector ferroviário

Os formandos ficarão capacitados para desempenhar a «função de condução nos operadores ferroviários nacionais, mediante eventuais acções de formação complementares e pontuais, em função do material circulante e dos itinerários onde venham a desenvolver a sua actividade», explica a Fernave. Estes terão ainda a chance de «realizar a formação prática num contexto organizacional e a eventual possibilidade de realizar um estágio profissional posterior ao Curso num operador ferroviário».

Trata-se de um «curso único em Portugal», que se baseia numa «aposta de futuro» que fomenta o desenvolvimento do sector ferroviário, através do «acesso a uma profissão que até à data apenas estava disponível mediante iniciativas independentes dos operadores de transporte ferroviários (seja de passageiros ou de mercadorias)», analisa a Fernave no seu comunicado. Os formadores, lembra a entidade, «são certificados pelo IMT, e possuem carta de condução válida, tendo um vasto currículo como formadores, nomeadamente na vertente dos alunos maquinistas».

Pré-requisitos para ingressar no Curso de Formação Inicial de Maquinistas

«Os candidatos devem possuir: idade mínima de 20 anos, escolaridade mínima obrigatória completa ou qualificação profissional adequada, aptidão física e mental e aptidão psicológica comprovadas (realizadas por meio de exames, efectuados por entidade reconhecida pelo IMT)», adverte a Fernave.

Ficha de Inscrição em http://www.fernave.pt/index.php/noticias/638-fernave-lanca-curso-de-formacao-inicial-de-maquinistas-2018



Back to Top

© 2020 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com