porto de sao vicente cabo verde

Inter-ilhas: 217 viagens distribuídas por quatro navios nas primeiras duas semanas de operação

Marítimo Comentários fechados em Inter-ilhas: 217 viagens distribuídas por quatro navios nas primeiras duas semanas de operação 249
Tempo de Leitura: 2 minutos

De acordo com dados compilados pela Lusa, a nova concessão do serviço público de transporte marítimo de passageiros e mercadorias entre as ilhas de Cabo Verde, liderada pela companhia portuguesa Transinsular, prevê, nos primeiros 15 dias de serviço, um mínimo de 217 viagens distribuídas por quatro navios. Esta revelação resulta da divulgação da programação afecta ao período de 15 a 31 de Agosto (as duas primeiras semanas da operação).

Os dados referentes à programação foram adiantados pela nova empresa CV Interilhas – a nova sociedade, encabeçada pela Transinsular, vai gerir a concessão do serviço público, por 20 anos, conforme concurso público lançado no final de 2018 pelo Governo, detendo uma quota de 51%. Os restantes 49% são detidos por armadores cabo-verdianos, que também fornecem navios para garantir as ligações.

De acordo com a programação, o navio ‘Inter Ilhas’, do armador Polaris, vai garantir, nas primeiras duas semanas de operação do novo modelo, 96 viagens, exclusivamente entres as ilhas de Santo Antão e São Vicente. O navio ‘Liberdadi’, do armador CV Fast Ferry, realizará 51 viagens, assegurando ligações entre as ilhas de Santiago e Boa Vista; Boa Vista e Sal; Sal e São Vicente; São Vicente e São Nicolau; e Sal e São Nicolau.

Já o navio ‘Kriola’, também da CV Fast Ferry, vai garantir 44 viagens ligando as ilhas de Santiago (Praia) e Fogo; Fogo e Brava; Santiago e Maio; e Santiago e São Nicolau, enquanto o ‘Praia D’Aguada’, igualmente da CV Fast Ferry, assegurará, segundo o primeiro calendário disponível, um total de 26 viagens até final de Agosto, entre as ilhas de Santiago e Maio; Santiago e São Vicente; Brava e Fogo; e Fogo e Santiago.

Em Fevereiro passado, depois da realização da cerimónia de assinatura do contrato de concessão, na cidade da Praia, o presidente do conselho de administração da portuguesa Transinsular afirmou que o transporte marítimo em Cabo Verde vai contar com cinco navios, menos 15 que o modelo anterior, esperando a concessionária um investimento imediato de meio milhão de euros.

Com Lusa e SAPO Notícias

Author

Back to Top

© 2019 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com