
Interesse nacional primeiro: Indonésia não aplicará a ‘Sulphur Cap’ da IMO no dia 1 de Janeiro de 2020
Marítimo31 Julho, 2019Comentários fechados em Interesse nacional primeiro: Indonésia não aplicará a ‘Sulphur Cap’ da IMO no dia 1 de Janeiro de 2020299A Indonésia fez saber, através do seu Ministério dos Transportes, que não irá acatar a obrigação de, a partir do dia 1 de Janeiro de 2020, fazer cumprir a nova regulamentação da Organização Marítima Internacional (IMO) sobre os índices de enxofre presentes nas emissões do transporte marítimo.
No passado dia 29 de Julho, o ministério indonésio declarou que, devido aos (ainda) abundantes stocks de combustível de teor de enxofre de 3,5%, todos os navios que possuam bandeira indonésia continuarão a utilizar este combustível em águas locais até que o recurso se esgote.
A empresa energética Pertamina possui ainda significativas reservas deste combustível, que excede os novos limites definidos pela IMO, fixados agora nos 0,5% de enxofre. Tal situação não significa, no entanto, que o país não aplicará a regulamentação internacional.
Indonésia diz precisar de «tempo para se ajustar»
De acordo com um comunicado do Ministério dos Transportes, o Governo indonésio garante que cumprirá o ‘Sulphur Cap’, precisando apenas de «tempo para se ajustar» à nova medida da IMO. «O interesse nacional antecede a implementação» da norma, realçou o Executivo indonésio.
A missiva explica que uma mudança abrupta prejudicaria os consumidores (devido à subida dos preços dos produtos). Não existem previsões para o atraso da conformidade da norma ‘Sulphur Cap’ por parte da Indonésia. Até que ponto pode esta posição da Indonésia ameaçar a integridade (e pontualidade) da norma, é algo que está por apurar, mas existem alguns países a ponderar a adopção da mesma postura.