Porto das Lajes das Flores Açores

Investimento no novo Porto das Lajes das Flores é «intervenção estruturante e ambiciosa»

Marítimo Comentários fechados em Investimento no novo Porto das Lajes das Flores é «intervenção estruturante e ambiciosa» 404
Tempo de Leitura: 2 minutos

O Presidente do Governo declarou que o investimento – de cerca de 180 milhões de euros – na construção do novo porto comercial das Lajes das Flores é uma «intervenção estruturante e ambiciosa», que permitirá «repensar toda a aérea portuária» atingida pelo furacão Lorenzo.

Em declarações prestadas durante a apresentação do estudo para a reconstrução e reordenamento do porto comercial da ilha, que decorreu ontem (dia 12 de Agosto) nas Lajes das Flores, Vasco Cordeiro lembrou que esta «é uma boa oportunidade, resultante de circunstâncias trágicas, para repensar toda a área portuária», vincando não estar apenas em causa «a reestruturação do porto», que tem utilidade «estratégica e vital».

Projecto do futuro porto prevê triplicar a área acostável

O projecto do futuro porto prevê triplicar a área acostável, através da construção de uma ponte-cais, distinta do molhe comercial, com 140 metros de comprimento, acostável dos dois lados, num investimento de cerca de 15 milhões de euros, sendo que ainda este mês será lançado o procedimento para a contratação dessa empreitada, explicou o governante durante a sua intervenção. A ponte-cais permitirá evitar que voltem a acontecer perturbações do ponto de vista das acessibilidades marítimas às Flores, «constituindo uma segurança acrescida para que, em situações de grave perturbação, se mantenham às condições de abastecimento marítimo», salientou Vasco Cordeiro.

Obra que será morosa, mas que configurará uma «intervenção estruturante e ambiciosa para o porto comercial das Lajes das Flores», que se enquadra na recuperação dos estragos provocados em estruturas portuárias de oito ilhas, com excepção da Graciosa, e que atingiram os 300 milhões de euros. «Até final deste ano, tirando o porto das Lajes das Flores, que é o processo de maior dimensão, contamos ter todos os procedimentos já andamento e a maior parte desses investimentos mesmo já em concretização», adiantou Vasco Cordeiro. A intervenção no porto inclui os novos equipamentos de operação portuária, as obras de emergência de protecção do terrapleno e a construção do novo molhe e do novo cais.

Investimento: porto açoriano sofrerá revamp transversal

No fim dos trabalhos, o Porto das Lajes das Flores passará a ter um cais que aumentará dos anteriores 170 metros para um total de 450 metros acostáveis, estando ainda prevista a separação das operações de carga e de movimentação de passageiros e viaturas, a construção de uma nova rampa roll-on-roll-off, o aumento da plataforma de cais para mais do dobro, com mais cerca 4.800 metros quadrados do que anteriormente, e um novo terminal de passageiros e de novas infra-estruturas de apoio à náutica de recreio e à actividade marítimo-turística.

Fonte: GsCS e Portos dos Açores SA

Foto: Portos dos Açores SA

Author

Back to Top

© 2020 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com