5G ferrovia comboio Aveiro

Investimentos ferroviários na Região de Aveiro: IP reuniu com Comunidade Intermunicipal

Terrestre Comentários fechados em Investimentos ferroviários na Região de Aveiro: IP reuniu com Comunidade Intermunicipal 385
Tempo de Leitura: 2 minutos

A Infraestruturas de Portugal (IP) participou, ontem, em Sever do Vouga, numa reunião promovida pela Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro, onde foi apresentado e debatido o presente e o futuro da Rede Ferroviária Nacional na região.

Linha IP Douro Ferrovia IP IP PortugalA propósito da situação presente, explicou a empresa que gere as infra-estruturas terrestres nacionais, através de um comunicado, «foi realçada a centralidade da região na Rede Ferroviária Nacional e em particular da estação de Aveiro, onde param diariamente 122 comboios na Linha do Norte e 22 comboios na Linha do Vouga, permitindo aceder de forma directa a mais de 100 destinos espalhados por todo o país».

Foram também apresentadas as principais infra-estruturas ferroviárias dedicadas ao transporte de mercadorias, com enfoque especial no acesso ao Porto de Aveiro, composto por um conjunto de infra-estruturas modernas, electrificadas, dotadas de sinalização electrónica e aptas para a circulação de comboios com comprimento até 750 metros. Quanto ao futuro, foram apresentados pela IP os principais investimentos em curso no âmbito do plano Ferrovia 2020, bem como os projectos que a IP está neste momento a preparar no âmbito do Programa Nacional de Investimentos 2030.

Investimentos serão «alavanca potenciadora de desenvolvimento económico»

A concretização dos investimentos em curso e em preparação constituirão uma «enorme alavanca potenciadora de desenvolvimento económico e social para toda a região de Aveiro», defende a empresa pública. Na reunião, Carlos Fernandes, que ocupa o cargo de Vice-Presidente da IP, explicou detalhadamente os principais projectos em curso e programados, bem como todo o racional tido na sua definição e quais os objectivos a alcançar. Tratou-se de «uma reunião bastante produtiva em que foram esclarecidas as diversas questões colocadas pelos autarcas presentes, tendo a IP tido ocasião para recolher vários e valiosos contributos», explicou a entidade, no seu comunicado.

A reunião realizou-se por iniciativa da Comunidade Intermunicipal, tendo a IP participado no quadro do conjunto de ações de esclarecimento que tem vindo a promover no âmbito dos projectos a desenvolver no Programa Nacional de Investimentos 2030, com os representantes municipais e as diversas entidades publicas e privadas interessadas, sedeadas nas várias regiões de norte a sul do país.

Author

Back to Top

© 2020 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com