IP anunciou a concessão do Terminal de Mercadorias de Tadim à empresa Agremor

Terrestre Comentários fechados em IP anunciou a concessão do Terminal de Mercadorias de Tadim à empresa Agremor 294
Tempo de Leitura: 2 minutos

Através de um comunicado, a Infra-estruturas de Portugal (IP) revelou ter concessionado a exploração do Terminal de Mercadorias de Tadim, localizado em Braga, à empresa Agremor – Materiais de Construção e Serviços, com sede em Amarante. Esta concessão deu-se no contexto da filosofia de «valorização dos terminais intermodais de mercadorias e de promoção do transporte ferroviário na rede».

Concessão poderá chegar aos sete anos, em caso de «bom desempenho»

A exploração foi concedida por «um prazo de cinco anos, podendo este ser ampliado por mais dois anos, verificando-se o bom desempenho da concessionária». A IP frisou que o Terminal de Tadim está vocacionado para um «conjunto alargado de actividades no âmbito da transferência modal de mercadorias, tendo estado, nos últimos anos, ligada ao sector do transporte de madeira e inertes».

O contrato de concessão «integra um conjunto de mecanismos de estímulos e incentivos de desempenho. Nomeadamente, estabelece um valor igual ou superior a 312 como número mínimo anual de comboios a realizar na rede, em consequência da actividade que a concessionária implementar no terminal», pode ler-se na missiva da IP. «A definição deste tipo de mecanismo de desempenho tem como objectivo que o negócio a desenvolver pela concessionária estimule, efectivamente, o transporte ferroviário de mercadorias» na Rede Ferroviária Nacional, salientou a IP.

Previstos «benefícios» para lá da marca dos «104 comboios por trimestre»

Assim, o contrato estipula «benefícios a favor da concessionária sempre que esta promova, por via da sua actividade, circulações ferroviárias acima de 104 comboios por trimestre», sendo que, clarifica ainda a IP, «estes benefícios por bom desempenho poderão reflectir-se, por exemplo, numa dilatação do prazo da concessão». Situado no Ramal de Braga, o Terminal de Tadim possui uma área de cerca de seis hectares, dispondo de 3 linhas de 500 metros para cargas/descargas, bem como de um armazém coberto com aproximadamente 1.000 metros quadrados.

Author

Back to Top

© 2019 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com