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IP anunciou o arranque da construção do sub-troço ferroviário Évora-Évora Norte

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A IP consignou a empreitada de Via e Catenária entre Évora e Elvas/fronteira e de construção do sub-troço entre Évora e Évora Norte, que integrará o Corredor Internacional Sul, criado no âmbito do programa de investimentos na expansão e modernização da Rede Ferroviária, ‘Ferrovia 2020‘.

Numa cerimónia realizada ao início da tarde desta Quarta-feira (dia 14 de Julho) na sede da IP, «foi assinado o auto de consignação da obra, que foi adjudicada ao consórcio Somafel – Engenharia e Obras Ferroviárias, S.A., Teixeira Duarte – Engenharia e Construções S.A., Mota-Engil, Engenharia e Construção, S.A. e Mota-Engil Railway Engineering, S.A., pelo valor de 86.989.263,98 euros», revelou a entidade, via comunicado.

A assinatura do auto de consignação marca o início da empreitada que tem um prazo de execução de 935 dias. O sub-troço Évora – Évora Norte integra o traçado da nova Linha de Évora, com cerca de 100 quilómetros de extensão, dos quais 90 quilómetros são totalmente novos, entre esta cidade e a Linha do Leste. Um empreendimento que, com o início desta empreitada, está agora integralmente em execução no terreno.

A empreitada consiste na construção das super-estruturas de via e catenária entre Évora e Elvas/Fronteira, e construção civil (obra geral) do sub-troço Évora – Évora Norte, na nova Linha de Évora, incluindo os seguintes trabalhos:

No troço Évora – Évora Norte:

  • Construção de um novo canal ferroviário, em variante à Linha de Évora, entre Évora (exclusive) e o quilómetro 121;
  • Modernização do actual traçado da Linha de Évora, entre o quilómetro 121 e Évora Norte;
  • Construção das instalações fixas de tracção eléctrica necessárias à electrificação;
  • Construção das pontes ferroviárias de Xarrama, Degebe e Vale Figueira;
  • Construção de passagens desniveladas rodoviárias;
  • Instalação de infraestruturas necessárias à sinalização electrónica, telecomunicações e GSM-R;
  • Instalação de torres/sites de GSM-R;
  • Instalação do sistema de retorno de corrente de tracção e terras de protecção.

No troço Évora – Elvas/Fronteira:

  • Assentamento da super-estrutura de via-férrea (balastro, travessas, carril, AMV), em via única, bitola ibérica (1668) entre Évora (exclusive) e a Linha do Leste, incluindo a designada Concordância de Elvas;
  • Assentamento da super-estrutura de IFTE, entre Évora (exclusive), Elvas e a fronteira com Espanha, incluindo a designada Concordância de Elvas;
  • Construção de três estações técnicas.

O troço, detalhou a IP no comunicado – ao qual acedemos – integra o novo canal ferroviário em construção entre Évora e a Linha do Leste, na ligação com a fronteira, criado numa lógica de desenvolvimento evolutivo das ligações ferroviárias a Espanha, no quadro da Rede Transeuropeias de Transportes (RTE-T) e da ligação ferroviária de mercadorias entre os portos portugueses e o resto da Europa, assegurando desde logo uma ligação de passageiros. Serão igualmente criadas condições para a compatibilidade técnica e operacional na ligação aos troços adjacentes, e o cumprimento das disposições técnicas de interoperabilidade. O presente contrato será parcialmente objeto de apoio da União Europeia através do programa Connecting Europe Facility (CEF), ao abrigo de contrato de co-financiamento com uma taxa cobertura de 76,43%.

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