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IP: Comboios eléctricos irão circular na Linha do Minho a partir do fim de Março

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A Infraestruturas de Portugal (IP) estima, que, na recta final do próximo mês de Março, esteja finalizada a certificação da electrificação do troço entre Viana do Castelo e Valença da Linha do Minho, onde vão circular comboios de tracção eléctrica, relatou a Lusa, após dados veiculadas por fonte da IP.

IP: Fase de testes ocorrerá até fim de Março

De acordo com a fonte, «o teste realizado na Quarta-feira correu bem e representou a primeira viagem de um comboio de tiração eléctrica entre Viana do Castelo e Espanha, tendo atravessada a fronteira, pela ponte Eiffel de Valença». A ponte centenária foi «electrificada pela IP, em coordenação com a congénere espanhola, Administrador de Infraestruturas Ferroviárias (ADIF)». Segundo a Lusa, fonte da IP revelou que, até final de Março, ocorrerá a fase de testes e de obtenção de certificação, pela entidade reguladora, o Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT).

IP linha do norte Infra-estrutura ferroviáriaA modernização e electrificação da Linha do Minho integra o Plano de Investimentos Ferrovia 2020 «e englobou a electrificação do troço, instalação de sinalização electrónica e telecomunicações, adequação de layouts, construção de novas estações técnicas para o cruzamento de comboios de mercadorias e intervenções em obras de arte e passagens de nível». O projecto é co-financiado pelo programa Compete 2020.

Em Julho 2019, na estação de caminhos-de-ferro da capital do Alto Minho, aquando da inauguração dessa empreitada num valor de 16 milhões de euros, o primeiro-ministro, António Costa, havia vincado que a electrificação do troço entre Viana do Castelo e Valença estaria concluída no segundo semestre do ano transacto. Recorde-se que a empreitada relativa à modernização da Linha do Minho foi anunciada em 2011, depois de rejeitada o cenário de encerramento da ligação ferroviária internacional entre a cidade do Porto e Vigo, na Galiza.

O projecto de modernização da ligação internacional inclui supressão de passagens de nível, novas subestações, intervenções em túneis e pontes, e instalação de sistemas e telecomunicações sinalização, com um investimento global de 832 milhões de euros.

Fonte: Lusa

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