Linha do Douro Ferrovia IP Portugal

IP deixa garantias ao Eixo Atlântico: obras na Linha do Minho sem cancelamentos ou atrasos

Terrestre Comentários fechados em IP deixa garantias ao Eixo Atlântico: obras na Linha do Minho sem cancelamentos ou atrasos 174
Tempo de Leitura: 2 minutos

Depois de solicitar respostas à Infra-estruturas de Portugal (IP) sobre a electrificação da Linha do Minho no troço entre Viana do Castelo e Valença, a associação transfronteiriça Eixo Atlântico já obteve resposta – a gestora estatal da infra-estrutura ferroviária assegurou não existir «qualquer anulação ou alteração» da empreitada de electrificação da Linha do Minho, a concluir «durante o quarto trimestre de 2020».

Ontem (dia 5 de Dezembro), através de um esclarecimento escrito, a IP detalhou ao Eixo Atlântico (associação que agrega 38 municípios portugueses e galegos) que, com a finalização da segunda fase da intervenção na Linha do Minho, o «início da circulação ferroviária, em modo eléctrico, será possível nos primeiros meses de 2021, ficando apenas dependente dos operadores ferroviários».

IP ferroviaA IP acrescentou estarem em curso os trabalhos de implementação de sinalização electrónica no troço que liga Nine, no distrito de Braga, a Viana do Castelo e entre a capital do Alto Minho e a cidade de Valença, na fronteira com a Galiza, «cuja colocação ao serviço se prevê que ocorra no primeiro trimestre de 2021». No que toca aos trabalhos de «supressão de passagens de nível decorrerão até 31 de Dezembro de 2023», acrescenta a IP.

Na resposta endereçada ao Eixo Atlântico, a IP salientou ter sido «já concretizada a primeira fase do projecto de modernização da Linha do Minho, com a entrada em serviço, a 15 de Julho, da circulação ferroviária com tracção eléctrica no troço entre Nine e Viana do Castelo». Recorde-se que, em Julho passado, António Costa, vincou que a electrificação do troço entre Viana do Castelo e Valença estaria finalizada no segundo semestre de 2020.

A modernização da Linha do Minho foi anunciada em 2011. Além da electrificação da Linha do Minho, o projecto de modernização da ligação internacional inclui supressão de passagens de nível, novas sub-estações, intervenções em túneis e pontes, e instalação de sistemas e telecomunicações sinalização, com um investimento global de 832 milhões de euros.

Back to Top

© 2020 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com