
IP consignou obras de electrificação do troço que liga Viana do Castelo a Valença
Terrestre31 Julho, 2018Comentários fechados em IP consignou obras de electrificação do troço que liga Viana do Castelo a Valença742No passado dia 27 de Julho, a Infra-estruturas de Portugal (IP) consignou a empreitada de electrificação do troço da Linha do Minho, entre Viana do Castelo e Valença. A cerimónia contou com a presença do Ministro do Planeamento e das Infra-estruturas, Pedro Marques e do Vice-Presidente da IP, Carlos Fernandes.
Trabalhos incluem «execução de duas estações técnicas de 750 metros para comboios de mercadorias», revelou a IP
A empreitada de electrificação envolve um «investimento no valor de cerca de 18 milhões de euros», informou a IP. As obras, explicitou ainda a entidade, envolvem a «instalação de catenária», o «alteamento das plataformas de passageiros», a «execução de duas estações técnicas de 750 metros para comboios de mercadorias», a «estabilização de taludes», 0 «rebaixamento da via férrea» – que permitirá electrificar os túneis de Seixas e Gondarém – e a «implementação do sistema de retorno de corrente de tracção + terras de protecção (RCT+TP)».
As obras iniciadas no troço Viana do Castelo-Valença (falamos, de, aproximadamente, 49 quilómetros), explicou a IP, estão sob o jugo do «projecto de modernização da Linha do Minho que a Infra-estruturas de Portugal está a desenvolver no âmbito do plano de investimentos na Rede Ferroviária Nacional – Ferrovia 2020».
Investimentos para dotar a Linha do Minho de «nível de serviço superior»
Com estes investimentos e respectivas obras, integrados na candidatura submetida ao programa COMPETE 2020 (com a designação ‘Linho do Minho – Modernização do troço Viana do Castelo – Valença), pretende-se «a Linha do Minho de um nível de serviço superior, com melhores níveis de segurança, eficiência e competitividade do sistema ferroviário» prevendo-se, adiantou a IP, «um financiamento comunitário de 85%».