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IP lançou concurso para a modernização da Linha do Norte entre Espinho e Vila Nova de Gaia

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A Infra-estruturas de Portugal (IP) publicou ontem, dia 11 de Junho, em Diário da República, o concurso para a empreitada de Modernização do troço que liga Espinho a Vila Nova de Gaia, na Linha do Norte. A intervenção tem um «valor base de 49 milhões de euros» e será efectuada «ao longo de um troço com cerca de 17 quilómetros», explicou, via comunicado, a IP.



Intervenção envolve «aumento da capacidade da via no transporte de mercadorias», revela a IP

A intervenção engloba a renovação integral da super-estrutura da plena de Via, a eliminação de 18 passagens de nível (rodoviárias e pedonais) através da construção 16 desnivelamentos, o alteamento e alargamento de plataformas de acesso de estações e apeadeiros, a alteração do layout das estações de Granja e Vila Nova de Gaia e também a criação de duas vias de resguardo electrificadas, com 750 metros, para aumento da capacidade da via no transporte de mercadorias, elenca a IP.

O lançamento do concurso ocorreu durante a manhã de hoje, na Estação de Espinho, e contou com «uma sessão de apresentação das intervenções previstas para a Linha do Norte». Entre as presenças ilustres estavam o Ministro do Planeamento e Infra-estruturas, Pedro Marques, o Presidente da Câmara Municipal de Espinho, Joaquim José Pinto Moreira, o Presidente da IP, António Laranjo, e o Vice-Presidente da IP, Carlos Fernandes.

Empreitada incluída no projecto de «modernização do troço Ovar -Gaia, da Linha do Norte»

«A empreitada hoje lançada, integra o projecto de modernização do troço Ovar – Gaia, da Linha do Norte», recorda a IP. O projecto integra o programa de investimentos «na requalificação da Rede Ferroviária Nacional, Ferrovia 2020 (Corredor Norte-Sul), será executado de forma faseada de forma a minimizar os impactos na circulação na Linha do Norte», pode ler-se no comunicado ao qual a Revista Cargo teve acesso.

O projecto de Modernização do troço Ovar – Gaia envolve um investimento estimado em cerca de 160 milhões de euros, co-financiados através de fundos comunitários, para a concretização de diferentes empreitadas envolvendo, construção, sinalização, telecomunicações, projectos, processos de fiscalização fiscalizações e compra de materiais.

A empreitada de modernização do troço entre Ovar e Espinho será lançada no segundo semestre de 2019 e envolve um investimento estimado em 52 milhões de euros. «A presente acção integra a candidatura submetida no âmbito do COMPETE 2020, com a designação ‘Linha do Norte – Modernização do Troço Ovar – Gaia’, referente à qual se prevê um financiamento comunitário de 85%», ressalva a IP.



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