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IP vai investir mais de 40 milhões em sistemas de controlo e sinalização da ferrovia

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A Infra-estruturas de Portugal (IP) adiantou hoje, através da divulgação de um comunicado, que se prepara para investir cerca de 40,5 milhões de euros em sistemas de controlo-comando e sinalização em vários troços da rede ferroviária nacional.

Segundo a empresa que gere a infra-estrutura ferroviária nacional, hoje (dia 3 de Dezembro) é assinado o auto de arranque de trabalhos da empreitada, um acto formal para os trabalhos terem luz verde para arrancar. O contrato em questão foi adjudicado à empresa Thales Portugal (do grupo francês Thales, que marca presença em Portugal desde o ano de 1990) tendo em vista a concepção, o fornecimento, a montagem de todo um novo sistema de controlo-comando, a sua sinalização e ainda a respectiva manutenção.

Intervenções visam elevar a segurança e uniformizar condições de controlo, diz a IP

ADFERSIT linha do norte ferroviaSegundo adiantou a Lusa, os troços onde haverá um reforço dos sistemas de controlo-comando e sinalização localizam-se na linha do Douro (no troço Caíde-Marco de Canaveses-Régua), na linha da Beira Alta (Pampilhosa-Vilar Formoso) e também na ligação ferroviária Sines/Elvas (no troço Évora – Elvas – Caia).

A IP (que resulta, recorde-se, do processo de fusão das antigas Refer e Estradas de Portugal) afiança que com esta intervenção haverá um «aumento da segurança», assim como «a uniformização das condições de comando e controlo com as existentes na restante Rede Ferroviária, bem como a melhoria das condições de exploração, nomeadamente». Estes trabalhos de modernização da Rede Ferroviária Nacional estão a ser desenvolvidos no contexto do programa Plano Ferrovia 2020.

Sobre o Ferrovia 2020, recorde-se que a IP veio recentemente a terreiro negar quaisquer cancelamentos ou adiamentos das obras previstas na ferrovia nacional, respondendo a uma manchete do ‘Jornal de Notícias’, que elencava supostos cancelamentos de empreitadas.

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