Irizar apresenta o primeiro camião eléctrico produzido na Península Ibérica

Veículos Comentários fechados em Irizar apresenta o primeiro camião eléctrico produzido na Península Ibérica 626
Tempo de Leitura: 1 minutos

Com a inauguração do seu centro de electromobilidade em Aduna, a empresa basca Irizar, conhecida pelo fabrico de autocarros, anunciou a entrada no mercado dos camiões eléctricos através de um modelo com capacidade para 18 toneladas de peso bruto total e com um comprimento de oito metros.



Experiência nos autocarros transposta para o transporte de mercadorias

Neste momento, a Irizar conta já com 150 autocarros eléctricos em circulação, pelo que pretende aproveitar a experiência adquirida nesse segmento para, segundo o seu director geral, Héctor Olabe, utilizar «o mesmo motor e baterias do autocarro», podendo este novo veículo «circular em cidades e ambientes urbanos sem emissões e sem poluição sonora».

A empresa prevê que este novo modelo possa, inicialmente, ser utilizado para recolha de lixo mas o seu chassis poderá ser «adaptado a outras necessidades do mercado» de natureza mais industrial.

Irizar garante: «é muito diferente do Tesla Semi»

Embora as comparações sejam inevitaveis, a Irizar garante que o seu camião será muito diferente do modelo Semi da americana Tesla uma vez que, segundo a empresa, terá uma cabine muito mais próxima do solo, com uma porta de acesso giratória idêntica à dos autocarros e o habitual pára-brisas panorâmico no transporte urbano para oferecer um campo de visão maior ao motorista. A cabine oferece espaço para quatro pessoas e é tão baixa que pode ser acedida apenas com um passo. Ainda segundo o seu director geral, «é o veículo com menor altura de acesso no mercado actual».

A Irizar não adianta no entanto quando estará o seu camião disponível no mercado.



Author

Back to Top

© 2018 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com