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IRU exige que o papel do transporte rodoviário «na promoção da prosperidade» seja salvaguardado

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A União Internacional de Transporte Rodoviário (sigla inglesa IRU) veio a terreiro, através da divulgação, na passada Terça-feira, de um manifesto, pedir às organizações internacionais, governos e actores da indústria que «salvaguardem o papel do transporte rodoviário na promoção da prosperidade económica».

Incerteza geopolítica afecta directamente 57% dos operadores, adianta a IRU

Segundo a IRU, o transporte rodoviário é a «seiva do comércio mundial e um elo fundamental para desbloquear oportunidades» e fomentar «a prosperidade internacional». Apesar disso, vinca a IRU, o sector enfrenta «uma infinidade de desafios: distúrbios geopolíticos, preocupações com as mudanças climáticas; uma escassez crónica de motoristas comerciais, problemas relacionados à digitalização e um ambiente de trabalho deficiente».

Segundo um relatório publicado pela IRU no ano passado, entre todos estes factores negativos, a incerteza geopolítica é a maior ameaça que o sector enfrenta, afectando directamente cerca de 57% dos operadores de transporte. «Actualmente, o comércio continua a ser a força motriz da prosperidade internacional e a procura por transporte rodoviário segue aumentando», declarou secretário-geral, Umberto de Pretto.

Organização pede revisão das políticas de transporte à luz da cooperação modal

Nesse sentido, reforçou Pretto, o trabalho da IRU, patente no novo manifesto, «é reunir governos, autoridades públicas e empresas nos níveis global, nacional e local, para garantir que todos nesta indústria passem a ter voz e a trabalhar em conjunto para benefício e progresso mútuos». A organização insta ainda a indústria a acelerar a digitalização rodoviária, incentivando as empresas de transporte a abandonar o papel e instando os governos a aumentar o uso das bolas de carga e sistemas de tecnologia avançada, como a TIR.

Frisa a IRU que a incerteza geopolítica e as barreiras acrescidas para novos fornecedores e trabalhadores na altura de ingressarem no sector «representam riscos para o crescimento da indústria». Portanto, a organização incentiva os governos a «reverem as políticas de transporte por meio da cooperação modal, estabelecer padrões adequados de acesso à profissão e definir uma estrutura harmonizada para melhorar o acesso e a governança de dados».

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