ISQ leva a cabo, em Castelo Branco, ensaios termodinâmicos a veículos de transporte de alimentos

Empresas, Terrestre Comentários fechados em ISQ leva a cabo, em Castelo Branco, ensaios termodinâmicos a veículos de transporte de alimentos 256
Tempo de Leitura: 4 minutos

O ISQ tem, nas suas instalações de Castelo Branco, um túnel para ensaios a veículos de transporte de produtos alimentares – trata-se, explica a empresa em comunicado de imprensa, de um «activo é da maior importância no quadro da segurança alimentar no país e no transporte de mercadorias para o estrangeiro e, como tal, importante para a competitividade da economia portuguesa».

Para estes testes de alto rendimento, o ISQ criou um Laboratório específico para ensaios termodinâmicos (LABET) em Castelo Branco, sendo uma entidade acreditada para efectuar ensaios e certificações ATP*, garantindo a preservação da qualidade dos produtos alimentares (congelados ou ultra-congelados) durante o seu transporte – um factor essencial, uma vez que, lembra o ISQ, «a segurança alimentar é da maior importância», ainda para mais numa altura em que a pandemia COVID-19 ameaça a integridade da sociedade.

Segurança alimentar é vital na logística dos perecíveis

A preservação da qualidade dos produtos alimentares (congelados ou ultra-congelados) que circulam em câmaras frigoríficas de veículos que realizam transportes nacionais e internacionais tem de estar assegurada. «No nosso laboratório em Castelo Branco, fazemos ensaios a veículos de transporte de produtos perecíveis. Há que garantir que se um determinado produto tem de viajar a uma temperatura estabilizada de por exemplo -5 graus, isso acontece em todo o percurso, estejam 40 no Alentejo ou -30 nos Pirenéus – esta valência é, nada mais nada menos que «Um activo importante para a segurança de Todos e para a competitividade da economia portuguesa», atesta a missiva do ISQ.

«A obtenção de Certificado ATP (acordo relativo ao transporte internacional de géneros perecíveis e aos equipamentos especiais utilizados para esse transporte), é obrigatória para os equipamentos especializados como câmaras frigoríficas montadas em veículos que realizam transportes nacionais e internacionais de produtos alimentares perecíveis em determinadas condições de temperatura e por isso investimos nesta nova infraestrutura de última geração», comentou Pedro Matias, Presidente do ISQ, adiantando que está na calha a construção de um novo túnel de ensaios.

Crescente procura levou ISQ a apostar em novo túnel de ensaios

Em virtude da crescente procura no mercado, dado que cada vez mais os transportadores nacionais têm interesse neste tipo de transportes e o querem fazer nas melhores condições, «o ISQ decidiu construir um novo túnel de ensaios com capacidade para ensaiar dois semi-reboques TIR em simultâneo, o que vai permitir duplicar a nossa capacidade de resposta», revelou Pedro Matias. Trata-se de um compartimento gigante onde é possível colocar, ao mesmo tempo, dois camiões TIR e efectuar, durante vários dias, os testes para garantir que a integridade dos alimentos.

ISQ Pedro MatiasEm Castelo Branco o ISQ faz muitos testes para grandes construtores internacionais, caso da Carrier e Thermo king, trabalhando para países como Coreia do Sul, Alemanha, França, Espanha, Itália, Irlanda do Norte ou mesmo China, através de software próprio que desenvolveu para estes ensaios. «Esta é uma área da maior importância para a competitividade do país e o ISQ já investiu nesta área mais de 3 milhões de Euros e conta com uma equipa técnica altamente experiente e qualificada», explicou o Presidente do ISQ.

Por outro lado, o ISQ desenvolveu uma inovadora aplicação de software que permite às Autoridades, através da simples leitura de um QR-Code, que é impresso no Certificado Internacional, detectar de imediato se o certificado é verdadeiro ou falso, através de qualquer smartphone. «Podem sempre existir no mercado certificados falsos ou falsificados e esta App permite que qualquer Autoridade saiba em segundos se está perante um certificado verdadeiro. O que queremos é garantir a segurança dos alimentos e que os mesmos cheguem em condições aos consumidores finais», esclareceu.

«As grandes transportadoras nacionais querem estar completamente legalizadas e cumprir todas as regras e esta nova infraestrutura vem dar resposta a isso. Por outro lado, as Autoridade policiais estão também cada vez mais atentas a estas questões e fiscalizam fortemente este tipo de transporte», concluiu Pedro Matias.

O que é a Certificação ATP?

Certificação que assenta em vários mecanismos legais, nomeadamente a necessidade de se efectuarem ensaios específicos quanto à qualidade do isolamento da caixa isotérmica bem como ao equipamento de frio que a refrigera.

Para a realização destes ensaios é necessário a existência de uma câmara calorimétrica com dimensões para conterem no seu interior um veículo, que poderá ser um semi-reboque, ao mesmo tempo que garante os requisitos de estabilidade de temperatura e potências de frio e aquecimento, que lhe permitam cumprir com os parâmetros de ensaios impostos pelo ATP das Nações Unidas.

Back to Top

© 2020 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com