terminal COSCO

IST propõe deslocação dos contentores da Bobadela para plataforma do Carregado

Logística Comentários fechados em IST propõe deslocação dos contentores da Bobadela para plataforma do Carregado 728
Tempo de Leitura: 2 minutos

A deslocação do terminal de contentores da Bobadela para os terrenos da Plataforma Logística da Castanheira é uma possibilidade viável articulada por um recente estudo – encomendado pela Câmara Municipal de Loures – levado a cabo pelo Instituto Superior Técnico (IST).

O estudo avança com a possibilidade da mudança do terminal de contentores da Bobadela para os terrenos da Plataforma Logística da Castanheira do Ribatejo – uma cenário rejeitado liminarmente pela Câmara de Vila Franca de Xira. Ao jornal regional ‘O Mirante‘, Alberto Mesquita, presidente da câmara, deixou claro que a solução proposta pelo IST não é favorável às pretensões e qualidade de vida dos moradores do seu concelho.

Recorde-se – tal como a Revista Cargo havia já noticiado – que grande parte dos contentores parqueados no complexo multimodal da Bobadela terão de ser acondicionados noutro local até final do próximo ano, para permitir a realização das Jornadas Mundiais da Juventude (em 2023). Até 2026, todo o complexo terá de ficar sem contentores. Até agora, persiste a ausência de alternativas, com o Executivo ainda em silêncio.

Estudo do IST é «inexacto», diz Alberto Mesquita

Segundo matéria noticiosa publicada no jornal ‘O Mirante’, Aberto Mesquita diz que o estudo do IST «peca por ser inexacto», não levando em consideração as condicionantes que existem sobre toda a área da plataforma logística. Para o autarca, os terrenos apontados no estudo não pertencem nem à plataforma logística nem à sua nova zona de expansão, tratando-se, sim, de «áreas situadas entre a plataforma e o rio Tejo que actualmente integram as reservas ecológica e agrícola». A rejeição foi já comunicada ao presidente de Loures.

«Compreendo que os contentores na Bobadela não sejam uma coisa interessante para Loures. Mas também não é interessante para nós. Tenho acompanhado esta situação mas neste momento não há nenhuma informação ou facto que permita concluir que haja intenção de os contentores saírem da Bobadela e irem para a Vala do Carregado», havia já declarado Alberto Mesquita ao jornal, em 2019.

Fonte: O Mirante

Author

Back to Top

© 2020 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com