algeciras huelva

ITF: mais de 60% do tráfego de contentores em Espanha ocorre em terminais geridos por armadores

Marítimo Comentários fechados em ITF: mais de 60% do tráfego de contentores em Espanha ocorre em terminais geridos por armadores 365
Tempo de Leitura: 2 minutos

A configuração actual do sistema portuário de Espanha tornou-se o melhor modelo para analisar, com pertinência e precisão, a tendência global da aposta das companhias de navegação no negócio dos terminais portuários de contentores – quem o garante é o Fórum Internacional do Transporte.

Isto porque, num dos relatórios (datado de 2018) levado a cabo pelo Fórum Internacional do Transporte (sigla inglesa ITF), denotava-se o facto de Espanha possuir actualmente mais de 60% da sua movimentação de contentores em terminais geridos por companhias marítimas – trata se da segunda maior percentagem europeia, apenas perdendo para o sistema portuário da Grécia neste quesito.

Tendência acentuou-se com entrada da COSCO e da Hyundai

Os dados analisados pelo ITF reportam a 2015, portanto, ainda antes de algumas das maiores transformações ocorridas no sistema portuário espanhol: a entrada da gigante chinesa COSCO Shipping nos portos de Bilbau, Málaga e Valência (através da compra da maioria da Noatum Ports) e a chegada da sul-coreana Hyundai ao Porto de Algeciras (referência europeia de transhipment).

Recorde-se que um dos traços marcantes da conjuntura de terminais de contentores em Espanha é a presença forte do grupo Maersk (através da APM Terminals) no porto do Sul de Espanha, à qual se soma a gestão de terminais nos portos de Barcelona, Castellón, Gijón e Valência. Outro dos traços mais estruturantes é a presença da MSC nos portos de Valência e de Las Palmas.

Terminal BEST, no Porto de Barcelona, é excepção

Ainda no Porto de Barcelona (um dos líderes europeus no tráfego contentorizado), destaque para o seu Terminal BEST, que foge a esta regra: o terminal é gerido pela Hutchinson, sediada em França, e que é subsidiária do Grupo SA.

Back to Top

© 2020 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com