uirr

Corredor Reno-Alpes: UIRR afirma que este é o «Verão da miséria infra-estrutural ferroviária»

Terrestre Comentários fechados em Corredor Reno-Alpes: UIRR afirma que este é o «Verão da miséria infra-estrutural ferroviária» 410
Tempo de Leitura: 2 minutos

O transporte ferroviário de mercadorias europeu tem estado no epicentro do debate, num Verão quente que promete deixar marcas no sector. O colapso de um túnel em Rastatt, na Alemanha, desencadeou a interrupção do tráfego em vários pontos do corredor Reno-Alpes, obrigando as operadoras a buscarem alternativas para escaparem a um impasse que deverá demorar mais semanas a ser solucionado (de acordo com a DB Netze). O imbróglio mereceu já a dura crítica da União Internacional das Companhias de Transporte Intermodal (UIRR), que vê o sucedido como o corolário de um «Verão da miséria infra-estrutural ferroviária».

UIRR: «obras descoordenadas» vão minando confiança no mercado

Na reacção ao problema, que se arrasta desde o dia 12 de Agosto e que assim se deverá manter durante mais seis semanas, a UIRR afirmou que as «obras extensas e muitas vezes descoordenadas» levadas a cabo em diferentes conexões ferroviárias têm causado vários embaraços no principal eixo de transporte de mercadorias Norte-Sul do continente europeu. Notou ainda a UIRR que, quer em Junho como em Julho, 10% dos comboios intermodais foram cancelados devido a trabalhos na infra-estrutura ferroviária. Apontando o dedo à descoordenação das intervenções, explicou a associação que estes erros «minam a confiança no mercado».

Para o presidente da UIRR, o sector ferroviário europeu necessita urgentemente de uma «melhoria dos seus processos e procedimentos», e de «um incremento da resiliência do transporte ferroviário». Ralf-Charley Schultze defende que deverá existir maior coordenação nas zonas fronteiriças (em termos de engenharia) e irá incitar os Estados que compõem a União Europeia a um debate sobre a necessidade de garantir prioridade aos comboios de mercadorias longa distância sobre os de passageiros, em situações similares às que têm ocorrido no Reno-Alpes desde o passado dia 12.

Back to Top

© 2019 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com