Iveco

Iveco agarra a liderança da impulsão dos transportes rodoviários de emissões zero

VeículosComentários fechados em Iveco agarra a liderança da impulsão dos transportes rodoviários de emissões zero234
Tempo de Leitura: 3 minutos

Através de uma comunicação à qual tivemos acesso, a construtora Iveco vincou o seu compromisso duradouro com as «soluções de futuro» em detrimento dos combustíveis fósseis. Actualmente, o construtor conta com uma vasta gama de veículos comerciais ligeiros, médios e pesados, no segmento do transporte de passageiros, com versões a gás natural, eléctricas e híbridas. Além disso, em 2019, fruto da joint-venture com a Nikola, a marca reforçou este empenho na descarbonização do transporte rodoviário, com o desenvolvimento de veículos eléctricos e a células de hidrogénio.

Hidrogénio é caminho para « viabilizar a redução de emissões» nos pesados

A marca, que visa alcançar as reduções definidas para os anos de 2030 e 2050 no sector, foi uma das protagonistas do evento digital Post-COVID Energy Transition: Same goals, different policies, organizado pela IESE Business School, que contou com a presença de Teresa Ribera, Vice-Presidente e Ministra da Transição Ecológica e do Desafio Demográfico do Governo de Espanha, e de Cani Fernández, Presidente da Comissão Nacional de Mercados e Concorrência. Pablo Cebrián, Vice-Presidente de Engenharia da Iveco, foi um dos principais oradores na mesa redonda ‘Tecnologias e vectores alternativos renováveis (I): O hidrogénio e a indústria’.

«O hidrogénio é uma boa forma para viabilizar a redução de emissões nos transportes pesados. O objectivo de zero emissões até 2050 traduz-se, para a indústria dos transportes pesados, numa redução de 15% de emissões em 2025, face ao praticado em 2019, e de 30% até 2030. De facto, 15% não parece muito, mas para uma indústria que está, há 15 anos, empenhada na redução das emissões locais sem penalizar o consumo, este objectivo não será viável sem a contribuição de veículos zero emissões, eléctricos ou a células de hidrogénio», declarou, durante o evento, Cebrián .

IVECO_Webinar Post-COVID Energy Transition«Demorámos 100 anos a fazer dos veículos Diesel aquilo que são hoje, e, em 2030, temos de colocar os veículos a hidrogénio num patamar de custos operacionais equivalentes para o cliente. Anualmente, um camião consome entre 30.000 a 40.000 euros de combustível; é impensável um custo equivalente com 8 kg de hidrogénio a cada 100 km ao preço do hidrogénio verde de hoje», adicionou, ao abordar os desafios desta energia sustentável.

Da mesma forma, Cebrián salientou a necessidade de colaboração entre todos os intervenientes do sector, no sentido de alcançar estes objectivos e tornar realidade os transportes de emissões zero: «Temos de incentivar este tipo de tecnologias. Para isso é essencial desenvolver o nível de conhecimento, investir em Investigação & Desenvolvimento e em infraestruturas. É essencial lançar novos projectos e promover a criação de conhecimento ao longo de toda a cadeia de valor. Por exemplo, a Iveco participa, desde 2019, juntamente com a FPT Industrial e outros parceiros, no projecto H2Haul, um teste piloto com 16 camiões alimentados a células de combustível de hidrogénio, os quais irão, a partir de 2022, percorrer mais de um milhão de quilómetros em testes de estrada, ensaiando diversas aplicações em variados países»

Iveco pioneira no desenvolvimento do gás natural no transporte rodoviário

A Ivecovincou, assim, que continua «empenhada na redução da sua pegada de carbono e na protecção do meio ambiente». Desde que começou a desenvolver a tecnologia de Gás Natural Liquefeito (GNL) para os transportes de mercadorias, há mais de 25 anos, a marca tornou-se pioneira no desenvolvimento do gás natural para o transporte rodoviário. O construtor conseguiu reduzir as emissões de CO2 nos processos logísticos das suas fábricas de Madrid e Valladolid, tendo já comercializado mais de 35.000 veículos comerciais pesados movidos a GNL.

Back to Top

© 2020 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
ptPortuguês
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com