Janeiro-Abril: portos de Leixões e Aveiro atingiram «melhores marcas de sempre»

Marítimo Comentários fechados em Janeiro-Abril: portos de Leixões e Aveiro atingiram «melhores marcas de sempre» 318
Tempo de Leitura: 1 minutos

Os dados referentes à movimentação portuária no Continente durante os primeiros quatro meses do ano indicam que os portos de Leixões e Aveiro registaram um desempenho histórico, ao atingirem «as melhores marcas de sempre» nesse período, ressalvou a AMT.

Leixões e Aveiro registaram, respectivamente, crescimentos de +4,7% (+294 mil toneladas) e +1,7% (+30,3 mil toneladas). O porto aveirense obteve um significativo crescimento de +24% no segmento da Carga Geral (obtendo um total de 543,6 mil toneladas), com destaque para a preponderância absoluta da Carga Fraccionada, que apresentou uma subida homóloga de +23,9%. Também os Granéis Líquidos cresceram, +4,9%, fixando-se nas 519 mil toneladas, compensando a descida homóloga de -11,6% verificada nos Granéis Sólidos (754 mil toneladas).

O porto nortenho obteve também o seu maior crescimento homólogo (+15%) na Carga Geral: para o total de 3,071 milhões de toneladas registadas foram essenciais os crescimentos em todos os três sub-segmentos: +12% na carga contentorizada (traduzindo-se em 2,3 milhões de toneladas), +30,6% na Carga Fraccionada (335 mil toneladas) e +18,6% no Ro-Ro (totalizando 427,6 mil toneladas). Nos Granéis Sólidos registou-se uma subida de +5,5%, apoiada sobretudo no crescimento de 21% dos Minérios (183 mil toneladas). Os granéis líquidos ficaram-se por uma descida de -5,5%.

Na quota nacional, o Porto de Leixões regista assim 21,9%, contabilizando para tal 6,5 milhões de toneladas durante os quatro meses deste ano. Só o Porto de Sines fica à frente do porto nortenho neste capítulo (com 49,5%). Já o Porto de Aveiro fixou-se a sua quota nacional nos 6,1%, contabilizando para tal 1,8 milhões de toneladas entre Janeiro e Abril.

Back to Top

© 2019 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com