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Janela Única Logística já arrancou no Porto da Figueira da Foz

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A Janela Única Logística (JUL), que visa expandir a influência da JUP ao hinterland – numa perspectiva cada vez mais integrada e holística do processo logístico – já arrancou no Porto da Figueira da Foz. Ontem (dia 22), a JUL começou a ser disponibilizada aos clientes e autoridades do porto.

Porto da Figueira da Foz no «pelotão da frente» na gestão portuária

Com a introdução da JUL na operação e comunicação do Porto da Figueira da Foz, o porto «coloca-se no pelotão da frente dos sistemas de gestão portuária ao assumir esta nova plataforma, que partindo da excelente experiência que a JUP proporcionou, se estende para lá do transporte marítimo e alargará faseadamente a sua abrangência ao longo das cadeias logísticas», adiantou a administração portuária em comunicado.

A plataforma digital, recorde-se, vem substituir o sistema Janela Única Portuária, que funcionou com grande sucesso nos últimos anos, no âmbito da simplificação administrativa dos procedimentos portuários. Agora, a JUL, a sua mutação natural (e que vem sendo gradualmente introduzida desde 2019), vem estender a abrangência do sistema, integrando o adjacente hinterland e não se restringindo à área de influência do porto.

O arranque da JUL no Porto da Figueira da Foz é resultado de um « intenso trabalho iniciado localmente com a APFF no início do corrente ano, tendo sido fundamental a parceria estabelecida e o profícuo trabalho com toda a comunidade portuária», ressalvou a administração, frisando que o processo de implementação teve de ser, na sua recta final, adaptado à crise pandémica actualmente vivida, imperando a «motivação».

Janela Única Logística: porto entrará em «nova fase de evolução digital»

Janela Única Logística JUL«O arranque decorre em pleno estado de emergência nacional, no qual a utilização das tecnologias tem sido intensificada, sendo, desta forma, o Porto da Figueira da Foz também um excelente exemplo desta boa prática higiénica e de resiliência», sublinhou a administração portuária. O porto prepara-se assim para entrar numa «nova fase de evolução digital», uma perspectiva de futuro: « inovação dos processos, sustentabilidade nas operações, e crescimento de negócios», rematou a administração portuária no comunicado ontem emitido.

A JUL, que contou com a coordenação nacional por parte da Direcção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM) e operacionalização da Associação dos Portos de Portugal (APP), trata-se de «um projecto de grande ambição» apostado em criar valor nas redes logísticas e portuárias. O ecossistema permitirá uma conexão de stakeholders em tempo real, partilhando informação e alinhando processos para assegurar a sincronização das operações, nomeadamente através da integração digital multimodal dos vários meios de transporte (marítimo-ferroviário-rodoviário) e dos vários nós das cadeias logísticas que utilizam os portos portugueses.

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