Janela Única Logística JUL Lisboa

Janela Única Logística (JUL) entrou esta Quarta-feira em produção no Porto de Lisboa

MarítimoComentários fechados em Janela Única Logística (JUL) entrou esta Quarta-feira em produção no Porto de Lisboa364
Tempo de Leitura: 2 minutos

Esta Quarta-feira, dia 14 de Abril, marcou mais uma etapa de desenvolvimento na actividade do Porto de Lisboa e do sector marítimo portuário em geral, com a entrada em produção da ferramenta digital JUL – Janela Única Logística, evolução directa da JUP.

Em comunicado, a administração do porto lisboeta frisou que este se trata de «mais um marco importante na evolução das soluções digitais de apoio ao negócio do Porto de Lisboa, caminho iniciado há muito e que tem sido feito de forma colaborativa com outros portos».

terminais sotagus lisboa yilportO projecto da JUL, liderado pela DGRM e coordenado pela APP – Associação dos Portos de Portugal, é um esforço nacional engloba todos os portos portugueses e stakeholders e tem como principal objectivo o incremento da eficiência dos portos no âmbito da ‘Estratégia para o aumento da competitividade portuária’ aprovada pelo governo, assim como a uniformização e harmonização de procedimentos nos portos portugueses.

A JUL, recorde-se, é a extensão natural da JUP – Janela Única Portuária a todos os modos de transporte terrestre, desenvolvendo a ligação aos portos secos e plataformas logísticas, contribuindo para o aumento da competitividade das cadeias logísticas nacionais, através da desmaterialização e redução do tempo de transporte, englobando os modos de transporte terrestre e os diferentes intervenientes na cadeia logística de transporte de mercadorias situados no hinterland dos portos. Para a APL, «este é um marco assinalável e o início de um novo ciclo digital, que estará em permanente evolução, de forma integrada e harmonizada com todos os portos nacionais».

Recorde-se que a Janela Única Logística foi apresentada à comunidade portuária lisboeta em Dezembro do ano passado (tal como a Revista Cargo noticiou). À data, o Director dos Sistemas de Informação da APL, Luís Pimentel, apresentou o planeamento para a entrada em produção da JUL no Porto de Lisboa. Quatro meses depois, a ferramenta digital está em total operação no porto da capital.

Saiba mais sobre a Janela Única Logística no Porto de Lisboa:

Entrada em produção da JUL no Porto de Lisboa prossegue «a bom ritmo»

Back to Top

© 2020 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
ptPortuguês
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com