Janela Logística Porto de Setúbal

Janela Única Logística (JUL) já entrou em produção no Porto de Setúbal

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Através de um comunicado ao qual a Revista Cargo acedeu, a administração do Porto de Setúbal revelou que a Janela Única Logística (JUL) entrou em produção no porto sadino no dia 26 de Novembro: um «passo significativo» rumo a uma infra-estrutura mais competitiva, declarou a APSS.

Janela Única Logística em acção em Setúbal

Esta entrada em produção da nova ferramenta digital constitui «um passo significativo para tornar o porto mais competitivo, com processos totalmente digitais, mais rápidos e mais seguros». No comunicado, a APSS vinca que a «agilização dos procedimentos nas operações é de extrema importância para o desenvolvimento da actividade no Porto de Setúbal», sendo a aposta na JUL um marco portuário competitivo em todo o país.

O projecto, frisou ainda a administração, é o «culminar de três anos de trabalho onde se criaram procedimentos harmonizados para todos os portos nacionais». Recorde-se que a JUL materializa o upgrade da anterior ferramenta Janela Única Portuária (JUP), que tanto sucesso fez nos portos lusos. A JUL expande a abrangência da JUP a todos os modos de transporte terrestre, desenvolvendo a ligação aos portos secos e plataformas logísticas.

Esta expansão será fundamental para o aumento da competitividade das cadeias logísticas nacionais através da desmaterialização (que implica significativa redução de papel e dos índices de burocracia) e redução do tempo de transporte, englobando os modos de transporte terrestre e os diferentes intervenientes na cadeia logística de transporte de mercadorias situados no hinterland dos portos.

O processo de implementação da JUL prossegue assim a bom ritmo no território português: recorde-se que, no passado dia 19 de Outubro, a ferramenta entrou em acção no Porto de Sines. À data do anúncio, a administração do Porto de Sines (APS) referiu-se ao desenvolvimento como sendo um «importante marco na história do Porto de Sines».

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