João Carvalho (AMT e IRG-Rail): «O transporte foi, desde sempre, um desígnio civilizacional»

Logística, Terrestre Comentários fechados em João Carvalho (AMT e IRG-Rail): «O transporte foi, desde sempre, um desígnio civilizacional» 288
Tempo de Leitura: 2 minutos

O Teatro Thalia foi o palco, no passado dia 2 de Julho, do inédito evento ‘First European Mobility Workshop in Lisbon’, que teve o condão de juntar vários stakeholders nacionais e internacionais do sector da mobilidade e dos transportes, com a chancela da entidade reguladora portuguesa AMT e do organismo internacional ferroviário IRG-Rail. Uma das intervenções mais impactantes pertenceu a João Carvalho, presidente da AMT e também do IRG-Rail, escolhido para presidir à cerimónia de abertura do evento. A Revista Cargo marcou presença e acompanhou os trabalhos.

João Carvalho, presidente da AMT e do IRG-Rail abriu a cerimónia

A sessão, que contou também com o discurso do Ministro do Ambiente, João Matos Fernandes, teve um dos seus pontos altos com a intervenção de João Carvalho – abrindo as portas da reflexão sobre a temática central do evento, ‘Moving towards a sustainable mobility – Building a smart environment and user-friendly integrated mobility system’, o presidente da AMT e do IRG-Rail considerou que a iniciativa foi «uma excelente plataforma para juntar a comunidade do sector dos transportes para discutir tendências e oportunidades, partilhar ideias e melhores práticas, e ainda para desenvolver parcerias que poderão ajudar a moldar o futuro do sector».

Durante a sua intervenção, João Carvalho assegurou que o tema do workshop não poderia ser mais oportuno, numa era em que é urgente que governos e entidades de topo se reúnam e discutam, juntos, novas formas de melhorar a gestão da mobilidade sustentável e construindo aqui a base para transformar o futuro da economia. Segundo João Carvalho, a iniciativa deu o mote para que Portugal comece a dar os primeiros passos no conceito de sharing, adquirindo mais conhecimento através de «novas ideias e experiências». João Carvalho terminou a sua intervenção concluindo que um sistema de transporte eficiente e fiável é a chave para se criar uma melhor cooperação regional e uma maior riqueza entre as nações.

Evento obteve «resposta entusiasta» por parte da comunidade

Este evento, recorde-se, foi o primeiro do género a decorrer em Portugal e na Europa, tendo reunido, num só espaço, vários stakeholders nacionais e internacionais em torno da reflexão sobre a Mobilidade Sustentável, eficiente, prática e em consonância com as preocupações vigentes relacionadas com a evolução (por vezes caótica) do ambiente urbano e citadino, tentando idealizar formas de «obter mais com menos recursos», como explicou João Carvalho, que apelidou o evento de «o maior fórum do género em Portugal», congratulando-se pela «resposta entusiasta», plasmada no grau de lotação do Teatro Thalia e lembrou que «o transporte foi, desde sempre, um desígnio civilizacional».

 

 

Back to Top

© 2019 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com