João Carvalho (AMT): Ferry Madeira-continente é questão de «coesão territorial»

MarítimoComentários fechados em João Carvalho (AMT): Ferry Madeira-continente é questão de «coesão territorial»361
Tempo de Leitura: 2 minutos

Na Assembleia Legislativa da Madeira, João Carvalho, presidente do conselho de administração da Autoridade da Mobilidade e dos Transportes (AMT) declarou hoje que a ligação de ferry com o continente é, mais do que uma questão económica, uma questão de coesão territorial.

Ferry Madeira-Portimão: é questão de «coesão territorial», diz João Carvalho

ferryNa visão de João Carvalho, trata-se de «uma componente mais em termos de coesão territorial, porque as pessoas preferem apanhar um avião do que fazer a viagem de barco, que leva um dia a ser feita», afirmou, durante a segunda Comissão Especializada Permanente de Economia, Finanças e Turismo. O responsável foi ouvido no contexto de uma audição parlamentar, requerida pelo PSD e pelo JPP, no âmbito das dúvidas sobre a concessão do serviço público de transporte marítimo de passageiros e veículos entre a região e Portimão, no Algarve.

…e um entrave de «dimensão do mercado»

Para o presidente da AMT, a «dimensão do mercado em termos de transporte de passageiros – o número de passageiros transportado é pequeno comparado com as Baleares» tem sido um factor de desincentivo que afasta os armadores deste serviço, independentemente das vantagens portuárias que lhes sejam oferecidas. «A haver um transporte marítimo com passageiros – e acho que deveria haver – tem de ser altamente compensado. […] Assim haja dinheiro, em termos comunitários não há problemas», argumentou.

Adianta a Lusa que o presidente da Autoridade da Mobilidade e dos Transportes alertou ainda os deputados para a vertente do transporte de carga, salientando que o regulamento comunitário sobre a cabotagem nos Estados-membros da União Europeia «obriga o armador a cumprir dois anos de serviço e não três meses ou seja o que for». Recorde-se que o Grupo Sousa decidiu, em Novembro passado, rescindir o contrato do ferry que executava, através da Empresa de Navegação Madeirense (ENM, que integra o grupo) a ligação entre a Madeira e Portimão.

Com Lusa

Back to Top

© 2020 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
ptPortuguês
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com