João Carvalho (presidente da AMT) visitou o novo Simulador de VTS da APDL

Marítimo Comentários fechados em João Carvalho (presidente da AMT) visitou o novo Simulador de VTS da APDL 306
Tempo de Leitura: 2 minutos

No passado dia 5 de Fevereiro, o Presidente da Autoridade da Mobilidade e dos Transporte (AMT), João Carvalho, deslocou-se ao Porto de Leixões para visitar o novo Simulador de Ponte de Navio, Full Mission Bridge Simulator da Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL), que se encontra no Centro de Formação do porto nortenho.

João Carvalho inteirou-se das valências da tecnologia de ponta da APDL

A visita serviu para apresentar a João Carvalho as valências do equipamento, composto por três simuladores 3D: dois simuladores de rebocador e um simulador de Ponte de Navio – todos eles dispondo de cenários 360º para ficcionar a navegação e manobra, permitindo inter-actuação entre eles. As Unidades de Negócio Porto de Leixões, Viana do Castelo e Via Navegável do Douro são cenários disponíveis para navegação. Em particular na VND estão disponíveis a entrada da barra até Crestuma (Estuário) e todas as restantes eclusas, podendo reproduzir a manobra de aproximação, entrada e saída das eclusas, recreando os efeitos meteorológicos e das correntes provocadas pela turbinagem das barragens, pormenorizou a APDL.

A certificação dos simuladores permite levar a efeito acções de treino e formação pelos standards da IMO (Organização Marítima Internacional), tendo a capacidade de oferecer ambientes de simulação (cenários) de qualquer Porto ou Via Fluvial do mundo, utilizando qualquer tipo de navio em serviço da frota mundial, em diferentes condições meteorológicas, estado do mar e visibilidade, permitindo o treino e certificação de pilotos, mestres de rebocadores, oficiais da marinha mercante e de tripulações de embarcações de marítimo-turística, detalhou a APDL.

O simulador de VTS (Vessel Trafic Service) ou RIS (River information Services), adquirido no âmbito da candidatura Douro’s Inland Waterway 2020 e com comparticipação comunitária de 85%, completa assim a capacidade de inter-actuação com os restantes simuladores, para o treino de Operadores destes serviços especializados. O equipamento foi, recorde-se, inaugurado em Julho do ano passado, pela então Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino. O simulador cria cenários de entrada e navegação em qualquer porto ou via fluvial do mundo, com diferentes condições meteorológicas e estados do mar ou rio, permitindo o treino e certificação de pilotos, mestres de rebocadores e oficiais da marinha mercante.

O equipamento foi comprado à Wartsila Voyage Limited e é inédito no país. Ainda no passado mês de Janeiro, a APDL recebeu também de membros do Conselho de Navegabilidade do Douro, que se inteiraram da valências deste simulador, tal como a Revista Cargo deu conta.

Foto: APDL

Author

Back to Top

© 2019 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com