Joaquín Mendiluce: «Estamos unidos pelo objectivo comum de promover a utilização do gás natural»

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A GASNAM realizou, em Lisboa, o seu primeiro seminário em terras portuguesas, e, como não poderia deixar de ser, a Revista Cargo associou-se ao evento, acompanhando os trabalhos da sessão ‘Gás Natural na Mobilidade’. O evento reuniu vários associados da entidade ibérica e debateu as potencialidades do gás natural nos transportes e o status da sua implementação, tanto na Península Ibérica como um pouco por toda a Europa.

Seminário da GASNAM com representatividade «transversal», afirmou Nuno Afonso Moreira

O prólogo do evento ficou a cargo de Nuno Afonso Moreira (presidente executivo da Dourogás GNV), que constatou estarem «representadas muitas áreas transversais do GNV» na sessão, um dos objectivos do encontro. A palavra passou para o espanhol Joaquín Mendiluce, novo presidente do Conselho de Administração da GASNAM. «Este seminário é muito importante para a impulsão do trabalho da GASNAM em Portugal», introduziu.

«A GASNAM é uma associação que promove a mobilidade através do gás, natural e renovável. Este é o grande objectivo que temos na nossa essência. Possuímos 125 associados, somos uma associação bastante plural» que actualmente integra transportadoras (quer terrestres quer marítimas), fabricantes, administrações portuárias, companhias energéticas e entidades institucionais, frisou Joaquín Mendiluce.

Trunfos ecológicos, económicos e de autonomia: Joaquín Mendiluce enumerou os benefícios do gás natural na Mobilidade

«Todos estamos unidos por um objectivo comum, que é o de promover a utilização do gás natural», declarou o presidente da GASNAM, realçando que «uma das vantagens mais claras e evidentes do seu uso é a melhoria ambiental». A disseminação do gás natural no âmbito do transporte permite «uma redução de emissões muito importante» que «afectam a qualidade do ar», assim contribuindo para o respeito das «directrizes europeias».

«A qualidade do ar sairia bastante beneficiada com a implementação do gás na mobilidade das cidades. Em concreto, poderemos reduzir em 85% as emissões de óxido de nitrogénio face ao diesel, e em quase 100%» no que se refere ao dióxido de enxofre e partículas. Tratam-se de vantagens muito claras», reiterou. «Com o gás natural veicular (GNV) conseguiremos importantes reduções de CO2», sublinhou, perante uma plateia de mais de 100 pessoas.

«Outra grande vantagem é de carácter económico: o gás natural tem um custo 50% inferior ao diesel. Em termos económicos, esta é uma redução bastante relevante. E, ao mesmo tempo, entre os combustíveis alternativos, é o combustível que apresenta melhores autonomias. Do ponto de vista dos veículos ligeiros, estamos perante autonomias que podem ir até dos 500 aos 1400 quilómetros; num camião estamos a falar de autonomias que podem chegar aos 1500 quilómetros, e, nos navios, de ilimitada autonomia», explicitou.

Espanha aposta fortemente na proliferação de postos de abastecimento

Joaquín Mendiluce aflorou também a proliferação, cada vez mais real, de postos de abastecimento (de GNV/GNC) na região da Península Ibérica, revelando que «novos postos estão actualmente a ser construídos»: Espanha tem progredindo bastante neste capítulo, aproveitando os bons ventos de um «mercado em desenvolvimento» e um «crescimento exponencial» no segmento dos camiões, como caracterizou o presidente da GASNAM.

Lembrando que o gás natural é o combustível do presente, Mendiluce reforçou ainda que o contexto de «apoio total por parte das instituições europeias» é o ideal para a aposta numa alternativa que é bastante mais fiável e presente que o conceito de Electromobilidade. «Existem muitas oportunidades de crescimento neste sector», aludindo, ainda, às potencialidades do biometano.

 

Fotos: GASNAM/GASNAM Facebook

 

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