Jorge Magalhães

Jorge Magalhães (Garland): «Navios estão cheios e não há contentores disponíveis»

MarítimoComentários fechados em Jorge Magalhães (Garland): «Navios estão cheios e não há contentores disponíveis»454
Tempo de Leitura: 2 minutos

Jorge Magalhães, que ocupa o cargo de director da Garland Transport Solutions, analisou o passado e o presente dos desafios logísticos provocados pela pandemia de COVID-19 e a forma como este fenómeno global afectou e modelou o comportamento das empresas e das cadeias de abastecimento. Nos dias que correm, observou, «não há contentores disponíveis» e assiste-se a «um aumento de preço» significativo.

Jorge Magalhães analisou efeitos da pandemia

Na primeira vaga da pandemia, o departamento de marítima/bulk da Garland Transport Solutions não registou uma grande quebra na actividade, uma vez que grande parte dos transportes já decorriam, especialmente na importação. Nessa altura, a parte operacional é que foi mais trabalhosa, uma vez que o staff teve que se adaptar à nova realidade do teletrabalho», analisou Jorge Magalhães, fazendo uma retrospectiva do fenómeno.

O fim generalizado dos confinamentos, em meados de Abril e Maio, voltou a mudar os comportamentos do mercado e as repercussões cedo se fizeram sentir com intensidade: «Com o fim do confinamento, e com a China a tentar dar resposta a todos, a capacidade dos armadores ao elevado número de pedidos acabou por se fazer sentir no mercado», explicou o responsável da Garland Transport Solutions, que integra o Grupo Garland.

Preço «pode chegar a três ou quatro vezes superior ao habitualmente praticado»

«Actualmente, vivemos uma fase em que os navios estão cheios e não há contentores disponíveis, nem espaço. Naturalmente que, nestas circunstâncias, assistimos a um aumento de preço, que por vezes pode chegar a três ou quatro vezes superior ao habitualmente praticado», frisou. A temática da escassez de contentores foi já aqui abordada pela Revista Cargo – a problemática está ainda ligada à subida do frete contentorizado, resultado de políticas implementadas pelos armadores, e que estão na mira das críticas de carregadores e transitários.

Back to Top

© 2020 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
ptPortuguês
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com