Jornada de camião entre a China e a Europa, ao abrigo do TIR, é já «modelo de sucesso», diz a IRU

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Foi efectuada, com sucesso, a primeira jornada de transporte rodoviário de mercadorias entre a Europa e a China ao abrigo do Regime TIR (Transportes Internacionais Rodoviários). De acordo com a IRU (União Internacional dos Transportes Rodoviários), o serviço de transporte provou os benefícios em termos de time transit, de poupança de recursos e de elevada segurança. Para a IRU, este sucesso é o desbloquear de uma rota crítica que possibilitará a viabilidade rodoviária da iniciativa One Belt One Road, ao longo do corredor euro-asiático.

A primeira viagem de camião da China rumo à Europa (no contexto do Regime TIR), arrancou na fronteira de Khorgos, penetrando pelo Cazaquistão e viajando através da Rússia e Bielorrússia, até à Polónia – a jornada de 7 mil quilómetros durou apenas 13 dias, com um custo porta-a-porta bastante competitivo com um tempo de entrega igualmente assinalável, mesmo face aos transportes ferroviário e aéreo, denota a IRU.

Jornada inaugural é a prova de que este poderá ser um «modelo de sucesso», afirmou Umberto de Pretto (IRU)

A iniciativa de transporte TIR é um esforço conjunto levado a cabo pela IRU e pelas principais empresas globais de Logística, num lote diverso que integra referências como a CEVA Logistics, a Shanghai Jet-rail International Transportation ou a Alblas International Logistics. O camião efectuou os 7 mil quilómetros sem quaisquer problemas alfandegários ou interrupções. Para o Secretário-Geral da IRU, o feito é um marco importante no que toca ao transporte transfronteiriço terrestre Europa-China.

«Esta primeira viagem TIR por estrada, da China para a Europa, é já um modelo de sucesso para empresas, para o comércio global e até para os governos», declarou Umberto de Pretto, ao analisar o sucesso da jornada. Mostra que o sistema é seguro e altamente competitivo em termos de custos e de tempo face a outros modos de transporte em rotas similares. Isto impulsionará o comércio entre a China e a Europa, ajudando a China e os países conectados pela Belt and Road a colher recompensas económicas.

«Grande futuro para o transporte rodoviário China-Europa» em perspectiva, diz Torben Bengtsson (CEVA)

Citado pela IRU, Torben Bengtsson, da CEVA Logistics (divisão chinesa) afirmou «prever um grande futuro para o transporte rodoviário China-Europa. O projecto-piloto prova que se pode economizar até 50% do custo end-to-end em comparação com o meio aéreo e pelo menos dez dias (em tempo de entrega) face ao transporte ferroviário», comentou Bengtsson. «O mercado está ansioso por este novo produto, temos muitos clientes à espera do início de um serviço regular», acrescentou ainda.

Saiba mais sobre o Regime/Convenção TIR aqui.

 

 

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