José Luís Cacho Sines

José Luís Cacho: «No processo de internacionalização, temos sempre a ENIDH connosco»

Marítimo Comentários fechados em José Luís Cacho: «No processo de internacionalização, temos sempre a ENIDH connosco» 315
Tempo de Leitura: 2 minutos

José Luís Cacho, presidente do Conselho de Administração da APS, foi um dos participantes das mesas redondas que compuseram o webinar ‘Digital Transition in Shipping’, organizado pela ENIDH no âmbito do projecto eShip, que o responsável considerou ser «um projecto extremamente interessante». José Luís Cacho considerou a escola náutica um parceiro importante no «processo de internacionalização» dos portos nacionais.

«Esta é uma casa que é sempre um dos nossos parceiros, procuramos, sempre, no nosso processo de internacionalização, ter sempre a ENIDH connosco», começou por declarar o presidente da APS. José Luís Cacho abordou «o impacto global que o sector marítimo e a logística estão a ter devido à questão das alterações climáticas e da pandemia», frisando que o novo coronavírus veio acelerar o processo de transformação digital.

José Luís Cacho: «Há pressão sob o Shipping para acelerar a descarbonização»

Porto de Sines contentores XXI«No contexto dos transporte e da logística, a pandemia não traz nada de novo, somente vem acelerar um conjunto de processos que já estavam, de certa forma, em curso, associados à questão das alterações climáticas e das mudanças que temos de operar nas nossas vidas. Com tudo isso começaram-se a desenhar novos caminhos para todo este sector, cada vez mais global. A expectativa é percebermos como tudo irá ficar», salientou.

O presidente do Porto de Sines sublinhou que a nova realidade logística do século XXI passa por «três vectores transversais: Energia, digitalização e descarbonização». «No âmbito digital, os processos vão acelerar, haverá uma maior integração de sistemas, na perspectiva de uma maior eficiência e uma optimização de custos. Em termos de descarbonização da economia, vai-se procurar combustíveis mais limpos, é uma exigência actual no que toca ao transporte marítimo. Há uma pressão grande sob o Shipping para acelerar a descarbonização. Sente-se isso em toda a cadeia logística, naturalmente nos portos, novas necessidades de sustentabilidade dentro das próprias infra-estruturas portuárias», analisou.

Back to Top

© 2020 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com