José Luís Cacho (APS): «PSA apresentou proposta de investimento para duplicar capacidade do Terminal XXI»

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José Luís Cacho, presidente do Conselho da Administração da APS, abordou, em entrevista concedida ao ‘Jornal Económico’, o tema da ampliação do Terminal XXI – à publicação, o líder da administração portuária adiantou que a intenção da actual concessionária PSA é a de realizar um investimento capaz de duplicar a capacidade do terminal de contentores do porto alentejano.

Em que ponto está, actualmente, o projecto de ampliação do terminal de contentores XXI? À pergunta do jornal, José Luís Cacho respondeu: «A Ministra do Mar aprovou por despacho a constituição de uma comissão de negociação do contrato com a concessionária PSA. Neste momento, decorre a fase de negociação para responder ao pedido da PSA para fazer um investimento que duplicasse a capacidade do terminal», declarou.

«A comissão de negociação está na fase final de negociações», adiantou, revelando detalhes sobre o processo: «A PSA Sines apresentou uma proposta de investimento para duplicar a capacidade do terminal, passando de 2,1 milhões de TEU para cerca de 4,3 milhões de TEU. A prorrogação do prazo de concessão é uma das contrapartidas exigidas pela PSA. O contrato actual de concessão tem duração até 2029. Actualmente, o terminal  XXI tem mil trabalhadores e pode duplicar os postos de trabalho com esta expansão», detalhou José Luís Cacho.

Para quando o culminar de todo este processo, e, consequentemente, o arranque das obras? «Espero que todo este processo de negociações decorra no mais breve espaço de tempo possível. Esperemos que isso seja possível de concretizar até ao final deste mês ou daqui a um mês», respondeu, frisando que «está previsto um investimento de cerca de 300 milhões de euros por parte do concessionário privado».

Em termos de investimento, o projecto contará com «um investimento público de cerca de 75 milhões de euros por parte da APS, essencialmente para o prolongamento dos molhes de protecção», aos quais se somarão mais «10 milhões de euros para reforço da rede eléctrica, mais 8,4 milhões de euros na melhoria do ramal ferroviário e mais 4,8 milhões de euros para agilização das condições de despacho de contentores, apoiados por fundos comunitários e capitais próprios».

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