José Simão DGRM Shipping

José Simão: Digitalização chega à intermodalidade, com Portugal na «linha da frente»

Marítimo Comentários fechados em José Simão: Digitalização chega à intermodalidade, com Portugal na «linha da frente» 280
Tempo de Leitura: 5 minutos

Através de um artigo publicado pela associação ADFERSIT, José Simão dissertou sobre a evolução do processo da transição digital, fundamental no contexto instrumental de gestão (nacional mas também europeu). Analisando a importância da vertente digital no Plano de Recuperação e Resiliência nacional, o director-geral da DGRM focalizou o sector do transporte, tido como «excelente exemplo» da materialização de uma dinâmica de eficiência, desmaterialização e transparência de processos em prol da prosperidade do negócio – a JUL sendo, aqui, o expoente máximo.

Digitalização: uma «onda incontornável» que foi acelerada com a pandemia

Porto_de_Setúbal_JUL-6072A transição digital, assinalou o responsável, «é uma das seis prioridades da actual Comissão Europeia, no sentido desta transição criar benefícios tanto para as pessoas como para as empresas e contribuir simultaneamente para que a UE possa alcançar o seu objectivo de uma Europa com um impacto neutro no clima até 2050». No plano nacional, lembrou José Simão, «é igualmente uma prioridade», vivendo-se actualmente «uma onda incontornável de digitalização em todas as dimensões da sociedade, tendo a pandemia acelerado decisivamente esta dinâmica».

Neste enquadramento, «a área dos transportes é um excelente exemplo desta dinâmica», plasmado na evolução da digitalização logístico-portuária trilhada em Portugal. «No caso concreto das escalas de navios nos portos portugueses existe um historial nacional de digitalização muito interessante com a implementação da Janela Única Portuária (JUP). Toda a informação e processos de despacho dos navios e cargas e descargas das mercadorias foram desmaterializados e integrados digitalmente com as várias entidades envolvidas. Foi um caso de sucesso e uma referência internacional no sector», recordou José Simão. A «onda de digitalização» alargou-se, agora, dos portos para o resto da cadeia logística.

«Digitalização está a ser alargada à intermodalidade»

Esta progressão dá-se com a chegada da Janela Única Logística (JUL), a evolução natural da JUP. «Do transporte marítimo, a digitalização está a ser alargada à intermodalidade, integrando os vários meios de transporte, nomeadamente o marítimo com a rodovia e a ferrovia. Dos portos nacionais, a digitalização está a ser alargada à integração dos portos de mar com os portos secos no hinterland. Dos terminais marítimos, a digitalização está a ser alargada à transferência de mercadorias entre terminais marítimos e terrestres, suportando a transferência de mercadorias entre os vários tipos de pontos de concentração de carga. Da visão de um troço de transporte, a digitalização está a ser alargada à cadeia logística até ao importador e ao exportador», detalhou o director-geral da DGRM. Esta nova dinâmica «alarga substancialmente o âmbito de operação da anterior Janela Única Portuária e incorpora diversas inovações na digitalização dos processos de negócio», assinalou.

EISAP Navio Cima ContentoresEstamos, assim, perante uma evolução, «das operações portuárias para corredores multimodais, integrando o transporte terrestre, rodo-ferroviário, e também os portos secos / plataformas multimodais e as operações de última milha. Tudo isto em forte alinhamento com as autoridades no sentido de agilizar e desmaterializar processos. Trata-se de um processo de desenvolvimento evolutivo, de forma a cobrir, completamente, toda a cadeia de transporte no hinterland». Segundo avançou José Simão no artigo publicado pela ADFERSIT, «está também em preparação a ligação ao foreland, nomeadamente através da partilha de eventos com outras plataformas electrónicas e sistemas de comunidades portuárias, com o objectivo de no futuro disponibilizar visibilidade total porta-a-porta sobre os fluxos logísticos».

José Simão elogia adopção digital: Portugal está «na linha da frente»

Toda esta progressão «promove uma convergência para que no futuro a gestão dos processos logísticos seja feita numa perspectiva de optimização das redes como um todo (inteligência colaborativa da rede), substituindo gradualmente o modelo tradicional de optimizações pontuais ao nível de cada nodo da rede». Portugal antecipou-se e adoptou «as melhores práticas na digitalização, como mecanismo de potenciar as actividades comerciais e não-comerciais sobre o mar, ao estabelecer sistemas e soluções digitais para o sector do mar que visam integrar e facilitar a relação entre todos os utilizadores, sejam eles públicos ou privados». Basta olhar para para o facto dos navios da marinha mercante que arvoram a bandeira lusa serem «dos primeiros no mundo a ter simultaneamente toda a documentação estatutária de navios e documentos de marítimos, em formato electrónico».

Como se explica tal feito? «É fruto das sinergias e colaboração entre os diferentes organismos dos Ministérios do Mar e das Infra-estruturas, para a emissão de certificados electrónicos, assinados digitalmente, atestando-se a sua autenticidade e verificação online, com grandes vantagens também ao nível das inspecções de controlo de Estado Bandeira e Estado de Porto», explica José Simão. «A transição digital em áreas actualmente analógicas para sistemas mais inteligentes, que garantam maior controlo da informação recolhida e das acções a tomar, desempenham um papel fundamental no processo de tomada de decisão e é o caminho que se está a seguir», concluiu o director-geral da DGRM.

«Os planos em vigor e o conjunto de investimentos e iniciativas que Portugal já desenvolveu e está a desenvolver no campo da digitalização do transporte marítimo, dos portos, da logística e das restantes actividades da economia do mar, permite afirmar que existe um fio condutor e existe uma estratégia e uma liderança neste processo continuo de digitalização. Portugal está, neste campo, na linha da frente», rematou.

Author

Back to Top

© 2020 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com