José Simão DGRM

JUL e MAR: José Simão adianta que digitalização de procedimentos estará em marcha no Verão

Marítimo Comentários fechados em JUL e MAR: José Simão adianta que digitalização de procedimentos estará em marcha no Verão 394
Tempo de Leitura: 2 minutos

A competitividade e atractividade do Registo Internacional da Madeira (MAR) está prestes a ser significativamente incrementada devido à total aposta da Direcção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM) na digitalização da documentação, uma evolução que agradará aos armadores. A informação foi adiantada por José Simão, presidente do organismo, que revelou também que a Madeira integrará o projecto-piloto no contexto da digitalização dos processos portuários.



Solução para digitalizar procedimentos burocráticos em testes a partir de Junho

O pedido é insistente, mas, agora, está bem mais perto de ser satisfeito. Os armadores com navios inscritos no Registo Internacional da Madeira vêm pedindo o fim do papel e a predominância dos documentos digitais na relação burocrática com os Estados. «Os documentos têm de transferidos de um lado para o outro e têm de ser aceites pelos estados», recordou, em declarações à RTP, Robert Lorenz-Meyer, presidente da European International Shipowners Association of Portugal (EISAP).

Sensível às pretensões dos armadores, José Simão abordou o tema e adiantou que a solução está em pleno desenvolvimento: «De facto têm razão, quando têm navios espalhados por todo o mundo é muito importante ter uma forma ágil de fazer chegar os certificados e de consultar em tempo real a validade desses certificados», comentou o presidente da DGRM aos microfones da estação televisiva.

«É isso que estamos a fazer, estamos a desenvolver uma solução que vamos testar já no mês de Junho, com integração concreta e efectiva com o sistema do registo da Madeira, portanto vai haver interoperabilidade informacional, e, em Junho, começaremos esses testes no sentido de, durante o próximo Verão, termos a solução plenamente a funcionar», afiançou.

Portos da Madeira participarão no projecto-piloto da JUL, revelou José Simão

O presidente da DGRM desvendou também que o organismo está em estreita colaboração com a APRAM para que os Portos da Madeira integrem os pilotos iniciais da implementação da Janela Única Logística (JUL). «O que agora estamos a fazer é a modernização da Janela Única Portuária, evoluí-la e estendê-la para o hinterland – ligações rodoviárias e ferroviárias», começou por explicar.

«Estamos a trabalhar com todos os portos e na Madeira em particular com a APRAM. Temos uma relação muito profícua com a Dr. Lígia (presidente da APRAM) e estamos a trabalhar para que a APRAM seja um dos pilotos iniciais, e, no final deste corrente ano, termos já a solução nova, em fase de experimentação real, aqui, nos Portos da Madeira», acrescentou.



Back to Top

© 2019 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com