José Simão DGRM JUL

JUL é processo de «desenvolvimento evolutivo» e almeja estender-se até à última milha

Logística, Marítimo Comentários fechados em JUL é processo de «desenvolvimento evolutivo» e almeja estender-se até à última milha 309
Tempo de Leitura: 1 minutos

No passado dia 2 de Julho ocorreu a primeira reunião da Comissão Nacional para a Simplificação e Digitalização do Transporte, sob tutela da DGRM: no auditório da ENIDH, entidades públicas e privadas reuniram-se para analisar o processo de implementação da Janela Única Logística (JUL), vector principal da desmaterialização de procedimentos no sector. À Revista Cargo, José Simão, director-geral da DGRM, explicou as metas desta comissão e os contornos do processo evolutivo da digitalização no transporte de mercadorias.

JUL: «Futuramente vamos trabalhar a ligação ao foreland»

«Esta comissão nacional é constituída pelas entidades públicas e privadas (representantes dos privados) para que acompanhem todo o processo de implementação da Janela Única Logística e que possam ter um papel, em termos futuros, de garante da harmonização dos procedimentos», explicou José Simão, à saída de reunião. O director-geral da DGRM, autoridade nacional competente em todo este contexto, aprofundou a abrangência da JUL, que, cada vez mais, pretende ser omnipresente em todo o fenómeno logístico – longe vão os tempos em que se resumiu ao ecossistema portuário.

O responsável aludiu à «integração de hinterland, com os pontos de concentração de carga», fomentada pela JUL, estando também a mira na «ligação de última milha, até ao cliente final». «Será um processo de desenvolvimento evolutivo, de forma a cobrir, completamente, toda a cadeia de transporte no hinterland. Futuramente vamos também trabalhar a ligação ao foreland – existem algumas plataformas regionais, por exemplo no Far East, com as quais nós nos podemos integrar e partilhar informação, que depois chega aos portos de destino ou origem no foreland», detalhou.

Back to Top

© 2020 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com