Janela Única Logística JUL

JUL: projecto-piloto já arrancou em todos os portos da Madeira

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A Janela Única Logística (JUL), upgrade, evolução e expansão directa da Janela Única Portuária (JUP), encontra-se já em funcionamento em todos os portos da Madeira desde a passada Segunda-feira (dia 1 de Abril). O projecto implica a edificação de um modelo de referência nacional e a implementação em cada administração portuária, incluindo a instalação de hardware e software de base essenciais ao seu funcionamento.

A escolha da região para o arranque do projecto-piloto, cujo desenvolvimento tem sido acompanhado pela Revista Cargo, justifica-se pela congregação de realidades diferenciadas: passageiros no Funchal, carga no porto do Caniçal, e carga e passageiros no porto do Porto Santo, colocando à prova todas as funcionalidades do projecto nacional.

Da Madeira para o resto de Portugal: JUL em testes para colocar os portos na liderança da digitalização portuária

A plataforma digital começa assim a ser testada no arquipélago, para depois ser replicada no resto do país. A ideia do projecto é colocar os portos portugueses na liderança dos processos de digitalização portuária. O salto da JUP para a JUL implica a redução da utilização do papel, maior fluidez e partilha de dados, incremento da eficiência dos portos e das suas respectivas cadeias logísticas, explicou, à RTP, a Presidente do Conselho de Administração da APRAM.

«O objectivo é termos todos os portos portugueses – seja no continente seja nas regiões autónomas – a trabalharem com a mesma ferramenta. Fomos o porto piloto para a primeira fase, existirão três portos piloto. As funcionalidades que já existiam na JUP foram agora desenvolvidas na JUL, que é este porto piloto, é o âmbito do nosso porto piloto», detalhou Lígia Correia aos microfones da RTP.

Através da sua acção de interligação, comunicação célere e digitalizada, a JUL faz da simplificação de procedimentos administrativos um trunfo há muito desejado; outro dos pontos fortes da plataforma é a redução de custos administrativos e dos tempos de trânsito das mercadorias que a JUL – um investimento nacional de 5,1 milhões e euros que conta com co-financiamento da UE – permite.

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